Projeto “Vozes dos Homens” conclui fases de pesquisa e ajuda humanitária em cidades do Vale do Taquari
Iniciativa do Instituto Promundo busca trabalhar a ressignificação da masculinidade
Publicação:

O projeto “Vozes dos Homens: Ressignificando Valores em Situações de Emergência”, promovido pelo Instituto Promundo em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e a Fondation Chanel, concluiu nesta segunda e terça-feira (17 e 18/02) suas fases de pesquisa, programa e ajuda humanitária nas cidades de Colinas e Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari.
A iniciativa, que atendeu cerca de 60 homens, evidenciou avanços importantes na compreensão das masculinidades, paternidades, cuidado, autocuidado e na construção de resiliência em momentos de emergência.
O Instituto Promundo é uma organização não governamental focada na promoção da igualdade de gênero e prevenção da violência. Angelita Herrmann, coordenadora do projeto, destacou a relevância da parceria com a SES. “Ter o apoio e mais esta parceria da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul é fundamental para que possamos atingir o máximo de homens e famílias do nosso estado. O projeto Vozes dos Homens quer ajudar as políticas públicas de atenção – como saúde, proteção social e educação – a inserirem os homens no cuidado, a partir da escuta qualificada de homens.”
Para Talita Donatti, da Política Estadual de Saúde do Homem da SES, “estes encontros permitem uma reflexão sobre o que é ser homem e a importância de que, para cuidar do outro, primeiro é preciso cuidar de si.”
As próximas cidades a receberem as ações do Vozes dos Homens serão Canoas, a partir de 22 de fevereiro, e Estrela, a partir de 7 de março.