Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Programa prevê qualificação de até 100 leitos pediátricos de UTI com suporte à distância

Publicação:

Leito de UTI
Plano prevê expansão da capacidade do atendimento em UTI pediátrica - Foto: Divulgação/SES-RS

O Governo do Estado anunciou nesta terça-feira (25) um plano de contingência para atender a demanda hospitalar de emergências pediátricas. Previstos em níveis de gravidade com as respectivas ações a serem desencadeadas. O plano prevê a expansão da capacidade de atendimento com o suporte para a qualificação de até 100 leitos pediátricos intensivos com suporte a distância. A medida visa atender a demanda pelo serviço nos meses de outono e inverno.

Conforme explica o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, o programa não visa a criação de novos leitos, e sim a utilização de leitos já existentes que contam com suporte técnico à distância para atender como um leito intensivo.

Atualmente, o Rio Grande do Sul possui 256 leitos pediátricos em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), sendo 186 deles pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Plano de Contingência Pediátrico proposto pela Secretaria da Saúde (SES) estabelece quatro níveis de gravidade e respectivas ações a serem desencadeadas.

Para dar suporte a esses serviços nos hospitais sem UTI, a equipe médica do local contará com o apoio por telemedicina com um médico intensivista pediátrico, que discutirá os casos à distância, por chamadas de telefone e vídeo, determinando as ações a serem adotadas no acompanhamento do paciente.

A secretária Arita Bergmann destaca a possibilidade da ferramenta dar suporte para evitar a transferência de pacientes. “Com isso podemos até impedir que seja realizada uma transferência da criança para outro hospital de maior porte quando, com esse suporte, ela pode ter o atendimento no mesmo local onde já está”, relata.

Secretaria da Saúde