Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Primeira Infância Melhor é tema de livro lançado pela Unesco

Publicação:

A Representação da Unesco no Brasil e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio de parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, está lançando o livro "Primeira Infância Melhor: uma inovação em política pública". O lançamento integra o IV Seminário Internacional da Primeira Infância: "Políticas Integradas para a Prevenção da Violência e Promoção da Vida", que iniciou-se nesta quinta-feira (22) em Porto Alegre e prossegue amanhã (23). 

 

O livro, escrito pela coordenadora do escritório da Unesco no RS e ponto focal de Educação Infantil da Representação da Unesco no Brasil, psicóloga Alessandra Schneider, e pela professora, pesquisadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, psicóloga Vera Regina Ramires, conta com uma apresentação do representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, e um prefácio feito pela governadora Yeda Crusius.

 

A publicação apresenta o Programa Primeira Infância Melhor - PIM, desde os seus primórdios até tornar-se política pública de Estado, refletindo sobre as principais questões relativas à importância dos primeiros anos na vida de uma criança. Traz um panorama sobre a primeira infância brasileira em relação a alguns indicadores de educação, de saúde e assistência social. Aborda, também, contribuições da ciência sobre o desenvolvimento infantil, e analisa, ainda, os resultados de programas que se voltaram à promoção da educação e dos cuidados na primeira infância.

 

O PIM, um programa inovador desenvolvido pelo Governo do Estado do RS em cooperação técnica com a Unesco no Brasil e em estreita parceria com os municípios gaúchos, é apresentado no capítulo 2, desde seus fundamentos teóricos, eixos estruturantes, organização e funcionamento. A obra relata também algumas experiências dos mais de 200 municípios onde o PIM já está implantado. A evolução desse programa e seus resultados originaram a criação de uma Lei Estadual que o instituiu como uma política pública de Estado.

Secretaria da Saúde