Primeira Caminhada da Vacina aplica 22 doses de antitetânica nos pavilhões Internacional e da Agricultura Familiar
Publicação:

Acompanhado dos amigos Sesquito e Jacaré Joca, Zé Gotinha percorreu os pavilhões da Expointer na Primeira Caminhada da Vacina, realizada nesta segunda-feira (28). Dando visibilidade para a promoção à saúde e a prevenção de doenças, as mascotes posaram para fotos e deram um ar lúdico para a imunização itinerante. A ação pioneira é uma parceria do Programa Estadual de Imunizações com a Fecomércio-RS/Sesc/Senac e o município de Esteio. Ao final da caminhada, que ocorreu das 10h às 12h, foram aplicadas 22 doses de antitetânica (vacina dT).
Munidos de caixa térmica, EPI’s e seringa, vacinadores e equipe de apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Esteio distribuíram flyers informativos, esclareceram dúvidas e ofereceram o imunizante ao público e expositores do Pavilhão Internacional e do Pavilhão da Agricultura Familiar. O representante de produtos do apiário Padre Assis de Santiago, Joel André de Oliveira, foi o primeiro a ser vacinado. “Quando vi o Zé Gotinha passando nem acreditei. É uma maravilha poder se vacinar”, contou sorridente.

De acordo com a chefe de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Saúde (Cevs), Roberta Vanacor Lenhardt, a escolha da vacina antitetânica se deve ao perfil do trabalhador rural. “É muito comum a gente ver casos de tétano acidental em quem fica mais exposto a ferimentos e sabemos que às vezes é difícil se deslocar até um posto de vacinação. Pensando justamente em facilitar o acesso e fomentar a adesão, a Vigilância está apoiando a ação junto ao município”, declarou.
A coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Esteio, Viviane Antich, reforçou que a caminhada é um convite para os profissionais que estão atuando na Expointer, os quais muitas vezes não se beneficiam de toda a estrutura do evento. “Estamos aplicando a antitetânica agora, mas no Espaço da Vacina temos doses de outros imunobiológicos. Essa também é uma oportunidade de realizar a atualização do calendário vacinal”.
O estande de vacinação é aberto ao público e fica localizado na Praça Central da Expointer, durante todos os dias da feira, das 12h às 17h. São oferecidas doses de Influenza, covid-19 (monovalente, bivalente, pediatria e baby), antitetânica (dT), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e febre amarela.
De Cacique Doble, no nordeste do Estado, Cleomir Antonio Zaparoli também aproveitou a caminhada pelo Pavilhão da Agricultura Familiar e se vacinou. “Fiz (a vacina) há uns 20 anos. Vacinação é algo necessário, mas nunca pensei que a Expointer fosse me oportunizar colocar em dia a antitetânica. É importante esse movimento para incentivar as pessoas”, disse o expositor da Cooperativa de Hortifrutigranjeiros, Doces e Conservas Coloniais Santa Catarina - COOHORTI.
Na quarta-feira (30), a Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, participa da Caminhada da Vacina, que sairá novamente na Praça Central, a partir das 10h, e deverá percorrer os demais pavilhões da Expointer.
Texto: Mariana Ribeiro/Ascom Expointer
Edição: Cássio Machado/Ascom Expointer