Prevenção ao câncer de boca mobiliza municípios no Maio Vermelho

Num ambiente ao ar livre, uma profissional da saúde dá explicações a uma mulher e a um homem. Outras pessoas estão em volta.
Em Porto Alegre, ação preventiva foi no Parque Farroupilha - Foto: Pref/POA

Para encerrar as atividades alusivas ao Maio Vermelho que estão sendo realizadas nos municípios gaúchos desde o início do mês, em 31 de Maio, Dia Estadual de Luta contra o Câncer de Boca, será realizada uma ação conjunta entre a Secretaria da Saúde (SES/RS) e Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Na data serão disponibilizados exames bucais para a população que comparecer ao  Largo Glênio Peres, no Centro Histórico da Capital, das 9h às 16h.

Ações preventivas ao câncer de boca no RS

As campanhas e ações foram promovidas pelas secretarias municipais de saúde, com apoio da SES/RS, para informar e orientar população quanto à existência da doença a importância do diagnóstico precoce. Também foram realizadas capacitações para os cirurgiões dentistas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Porto Alegre, uma mobilização preventiva foi realizada no dia 15/5 no Parque Farroupilha. Em Caxias do Sul,  foi realizado um seminário com profissionais de municípios da Serra para atualização e formação. Em Mariluz, Santana do Livramento e Gravataí os profissionais da área de Saúde Bucal também se mobilizaram em prol de hábitos saudáveis.

Seminário em Caxias do Sul

A imagem mostra a plateia presente, que está sentada.

Ação em Gravataí:

De pé ou agachados, profissionais de saúde, participantes do evento, uma pessoa com fantasia de cigarro e outra com fantasia de fantasma. Atrás eles, tem o stand do evento.

Ação em Mariluz:

A imagem mostra um banner da campanha do câncer de boca e um cartaz escrito "maio vermelho" com balões vermelhos.

Ação em Santana do Livramento

A imagem mostra uma parede com uma televisão. Embaixo, está escrito "maio vermelho". Depois, tem um cartaz escrito "prevenção do câncer bucal". Do lado, tem dois banners.

Ocorrência de casos

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) têm apontado a ocorrência de 15mil novos casos de câncer de boca no Brasil por ano, sendo 1.100 no RS.
A doença ainda apresenta alta taxa de mortalidade, apesar de o exame para identificar lesões suspeitas ser simples, podendo ser feito por profissional qualificado, de forma rotineira.

Fatores de risco para os cânceres de lábio e cavidade oral

-Principal causa é o tabagismo, em segundo lugar o consumo de álcool;

- Sexo e Idade: acomete principalmente homens brancos acima de 40 anos;

- A exposição à radiação solar: a exposição frequente dos lábios à radiação solar;

- Imunossupressão: indivíduos HIV positivos ou que fazem o uso de imunossupressores possuem maior risco de desenvolver câncer de lábio e cavidade oral;

- HPV: infecção pelo HPV;