Prevenção ao câncer de boca mobiliza municípios no Maio Vermelho
Publicação:

Para encerrar as atividades alusivas ao Maio Vermelho que estão sendo realizadas nos municípios gaúchos desde o início do mês, em 31 de Maio, Dia Estadual de Luta contra o Câncer de Boca, será realizada uma ação conjunta entre a Secretaria da Saúde (SES/RS) e Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Na data serão disponibilizados exames bucais para a população que comparecer ao Largo Glênio Peres, no Centro Histórico da Capital, das 9h às 16h.
Ações preventivas ao câncer de boca no RS
As campanhas e ações foram promovidas pelas secretarias municipais de saúde, com apoio da SES/RS, para informar e orientar a população quanto à existência da doença e a importância do diagnóstico precoce. Também foram realizadas capacitações para os cirurgiões dentistas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Porto Alegre, uma mobilização preventiva foi realizada no dia 15/5 no Parque Farroupilha. Em Caxias do Sul, foi realizado um seminário com profissionais de municípios da Serra para atualização e formação. Em Mariluz, Santana do Livramento e Gravataí os profissionais da área de Saúde Bucal também se mobilizaram em prol de hábitos saudáveis.
Seminário em Caxias do Sul
Ação em Gravataí:

Ação em Mariluz:

Ação em Santana do Livramento

Ocorrência de casos
Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) têm apontado a ocorrência de 15mil novos casos de câncer de boca no Brasil por ano, sendo 1.100 no RS.
A doença ainda apresenta alta taxa de mortalidade, apesar de o exame para identificar lesões suspeitas ser simples, podendo ser feito por profissional qualificado, de forma rotineira.
Fatores de risco para os cânceres de lábio e cavidade oral
-Principal causa é o tabagismo, em segundo lugar o consumo de álcool;
- Sexo e Idade: acomete principalmente homens brancos acima de 40 anos;
- A exposição à radiação solar: a exposição frequente dos lábios à radiação solar;
- Imunossupressão: indivíduos HIV positivos ou que fazem o uso de imunossupressores possuem maior risco de desenvolver câncer de lábio e cavidade oral;
- HPV: infecção pelo HPV;