Prêmio Salvador Celia contemplou nove vencedores do Primeira Infância Melhor

No palco, a secretária Ana Costa fala, segurando o microfone. Atrás, oito pessoas (seis mulheres e dois homens) ouvem.
A secretária Ana Costa junto com os ganhadores do prêmio no ano

O programa Primeira Infância Melhor (PIM), da Secretaria da Saúde (SES), promoveu, nesta terça-feira (23), a cerimônia de entrega da 11ª edição do Prêmio Salvador Celia, que ocorre anualmente e integra a programação da Semana do Bebê. O evento foi na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, e exclusivo para convidados.

Este ano, a premiação teve como tema “Primeira infância em 1 minuto”, na modalidade “vídeo curto”, que previa a produção de vídeos de até um minuto. O objetivo era identificar, dar visibilidade, reconhecer e compartilhar informações e iniciativas do programa em todo o Rio Grande do Sul. Foram premiados sete trabalhos na categoria visitadores do PIM, um para cada macrorregião de Saúde, e dois na categoria agente comunitário de saúde.

"O prêmio é um símbolo pela união de todos. A comissão julgadora não une diferentes olhares por acidente. Cada um trouxe a sua colaboração", disse a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, lembrando uma citação do poeta Mário Quintana. "O segredo não é correr atrás das borboletas, é cuidar do jardim. O PIM ajuda a criar o jardim".

Ao final da cerimônia, foi exibido um vídeo do governador Eduardo Leite saudando os vencedores. "Foram trabalhos sensíveis, que certamente orgulhariam Salvador Celia", disse. "A primeira infância que queremos depende desse olhar especial de vocês".

Vencedores categoria visitadores do PIM:

Macrorregião Centro-Oeste (1º lugar): São Pedro do Sul – Janessa Ebling Farinha

Macrorregião Metropolitana: Alvorada – Matheus Frey de Oliveira

Macrorregião Missioneira: Santa Bárbara do Sul – Aline Hauschild Bandera

Macrorregião Norte: Vila Lângaro – Elenara Danelli Teixeira

Macrorregião Sul: Rio Grande – Daniele Amaro Pinheiro

Macrorregião Vales: Bom Retiro Do Sul – Daniele Marques Da Costa

Macrorregião Serra: Caxias Do Sul – Fernanda De Vargas Dartora

Veja o vídeo da primeira colocada:

00:00:00/00:00:00

Vencedor do Prêmio Salvador Celia 2021

Vídeo da Macrorregião de Saúde Centro-Oeste do programa Primeira Infância Melhor (PIM), vencedor do Prêmio Salvador Celia 2021. Crédito: Secretaria da Saúde RS

Vencedores categoria agentes comunitários de saúde:

Macrorregião Sul (1º lugar): Aceguá  Michele Borges

Macrorregião Centro Oeste: Uruguaiana  Alex Gonçalves

Prêmio Salvador Celia
O prêmio é uma homenagem ao Dr. Salvador Celia, reconhecido psiquiatra infantil que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês, crianças e famílias. A premiação visa promover a integração das Políticas de Atenção Básica e reconhecer publicamente as práticas de profissionais responsáveis pela visitação domiciliar nos territórios.

Semana do Bebê
Além do Prêmio Salvador Celia, a XIX Semana Estadual do Bebê traz na programação, nesta quarta-feira (24), o XV Seminário da Primeira Infância com o tema “As infâncias que queremos”. Será online e aberto ao público em geral, das 9h às 12h, com transmissão pelo Facebook e Youtube do PIM e da Secretaria da Saúde (SES).

A mesa “Participação infantil: direito da criança” abre a manhã, com a presença de Vital Didonet, mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), e Ana Marcílio, mestra em Educação e Justiça Social pelo Institute of Education/University College of London (UCL).

A mediação será feita por Carolina Drügg. Vital é membro fundador da Rede Nacional Primeira Infância (RPNI) e assessor da Secretaria Executiva da RPNI no Congresso Nacional e Governo Federal. Ana é Liderança Executiva em Primeira Infância formada pela Universidade de Harvard.

No evento, será apresentado o resultado de oficinas de participação infantil, ocorridas na última semana, que buscaram, através de atividades lúdicas como dança, música e desenho, o olhar de crianças de 4 a 6 anos sobre “a infância que elas gostariam de ter”. Os encontros com as crianças foram conduzidos por Rita da Silva, doutora em Antropologia e cineasta, Global Leader para a primeira infância no World Fórum.