Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Porto Alegre tem novo centro de referência para atendimento de pessoas com TEA

Publicação:

WhatsApp Image 2023 05 12 at 12 46 01
Secretária adjunta Ana Costa prestigiou o evento - Foto: Marcelo Bernardes/ SES

A secretária adjunta da Saúde do Estado, Ana Costa, participou da entrega do Centro de Referência do Transtorno Autista (Certa) da Prefeitura de Porto Alegre, nesta sexta-feira (12). O centro vai atender crianças de até 12 anos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O novo serviço foi instalado em um imóvel de 416 metros quadrados, na Avenida Bento Gonçalves, 2.460, no bairro Partenon, cedido pelo Governo do Estado, por meio de convênio com a Secretaria Estadual da Saúde.

A iniciativa tem ação integrada entre as secretarias municipais da Saúde, Desenvolvimento Social e Educação e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

"É a união do Poder Público em prol do cidadão gaúcho que precisa de políticas públicas que façam a diferença", disse Ana Costa, ao se referir ao novo serviço na Capital. Ela lembrou ainda que, no Rio Grande do Sul, o programa TeAcolhe conta com sete centros macrorregionais, 30 centros regionais de referência e um edital aberto para implementação de mais 30 centros. "Somos o único Estado que une saúde, desenvolvimento social e educação no cuidado ao autismo", completou.


O primeiro acesso ao atendimento será por meio de uma das 132 Unidades de Saúde da Atenção Primária (APS) da Capital, que fará o encaminhamento da criança para ser avaliada pelas equipes especializadas. Esse encaminhamento também poderá ser realizado pelas escolas conveniadas com o município. O objetivo é reintegrar a criança na sociedade, priorizando a autonomia social e a inclusão escolar.

O centro conta com uma equipe multidisciplinar, composta por neuropediatras, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e atendimento pedagógico especializado. O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) irá ajudar, oferecendo atendimento em saúde bucal e realizando exames.

O projeto prevê também uma clínica-escola com salas terapêuticas de educação e apoio emocional aos pais e cuidadores.

Por Ascom/ SES
Secretaria da Saúde