Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Plano de contingência garante atendimento a pacientes do Hospital Bom Jesus de Taquara

Publicação:

Secretária Arita fala enquanto várias pessoas ouvem. Todos estão sentados atrás de uma mesa em formato de U.
Reuniões na SES definiram o plano de contingência hospitalar - Foto: Marília Bissigo

Diante do encerramento das atividades do Hospital Senhor Bom Jesus, de Taquara, ocorrido no dia 10 de março por decisão judicial, a Secretaria da Saúde (SES) e a prefeitura de Taquara elaboraram um plano de contingência para a continuidade do atendimento dos pacientes em diversas especialidades. O Hospital Senhor Bom Jesus atende a população de Taquara e de outros municípios da região.

Conforme a diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, Lisiane Fagundes, a SES sempre acompanhou a execução dos serviços hospitalares no Bom Jesus, a exemplo do que faz com todas as instituições contratualizadas para prestar atendimento ao cidadão.

A diretora disse que “este acompanhamento e monitoramento periódico nos permitiu identificar as dificuldades que vinham sendo enfrentadas pelo estabelecimento e trabalhar um plano de contingência para garantir a manutenção dos serviços prestados”.

Segundo ela, o plano de contingência contou com o apoio integral dos prestadores e gestores municipais da região, na reorganização das referências, deslocando os atendimentos para outras instituições hospitalares.

Entendemos que este momento é temporário e esperamos que o retorno do Hospital Senhor Bom Jesus às atividades se dê em breve, pois é uma instituição importante para o sistema de saúde e para a população”, afirmou a diretora Lisiane.

As referências de atendimento do plano de contingência são as seguintes:

Maternidade, nefro-fístulas e intercorrências, cirurgia geral e de traumatologia eletivas e de urgência - Hospital de Parobé;

Internação clínica - Hospital Parobé e Hospital de Igrejinha;

Emergência básica - Pronto atendimento 24 horas de Taquara, Hospital Parobé e Hospital de Igrejinha;

Internação em Saúde Mental-Hospital de Três Coroas e Hospital São Francisco de Paula;

Mamografia - Hospital São Francisco de Paula;

Endoscopia e Colonoscopia - Hospital de Três Coroas;

Oncologia-Avaliação e encaminhamento via regulação do Estado;

Trauma e AVC-Hospitais Geral de Novo Hamburgo e HPS de Canoas.

Por Neusa Jerusalém
Secretaria da Saúde