Planejamento integrado para o SUS é tema de oficina estadual
Publicação:

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) promoveu, nesta quinta-feira (07/12), a Oficina Estadual de Planejamento Regional Integrado (PRI), no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre.
O encontro finalizou o ciclo de sete oficinas macrorregionais ocorridos neste ano. O processo de planejamento é realizado de forma participativa e tripartite, envolvendo a SES, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS), Ministério da Saúde e Controle Social.
O objetivo é promover a equidade regional do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades de saúde da população de cada região, por meio do fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde.
Conforme a secretária-adjunta da Saúde, Ana Costa, “é preciso que todas as esferas do SUS encontrem soluções coletivas”. Ana Costa também frisou que “é necessário termos uma rede integral de saúde forte e mais perto do cidadão e um atendimento de alta complexidade que responda em tempo oportuno”.
Além da secretária-adjunta da SES, Ana Costa, também participaram da abertura da Oficina Estadual de Planejamento Regional Integrado a coordenadora geral de planejamento do SUS do Ministério da Saúde, Fátima Ali; o superintendente substituto do Ministério da Saúde no RS, Ramon Garcia; a secretária municipal da Saúde de Tuparendi, Sandra Aquino (representando o Cosems/RS); a diretora-geral adjunta da SES, Cláudia Daniel; e o diretor da Assessoria de Gestão e Planejamento da SES, Péricles Nunes.