Pesquisa sobre diagnóstico de tuberculose é premiada
Publicação:

O trabalho "Novas Tecnologias para Estudo da Tuberculose", desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde, obteve o primeiro lugar nacional no prêmio do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), categoria Experiências Exitosas. O anúncio foi feito na quarta-feira (29), em São Paulo.
A pesquisa resultou na aplicação de um método molecular, desenvolvido no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da SES, para diagnóstico de tuberculose, e também no estudo da bactéria de cada paciente. O estudo foi realizado em parceria com a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
O PPSUS tem como propósito contribuir para o incremento científico e tecnológico no país e para a redução das desigualdades regionais na área da saúde. Assim, o programa apoia financeiramente o desenvolvimento de pesquisas que visem a contribuir para resolução dos problemas prioritários de saúde em cada Estado e para o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Equipe recebe homenagem na SES/RS
O secretário adjunto da Saúde Francisco Paz recebeu, para uma homenagem, a coordenadora do trabalho premiado, a farmacêutica Maria Lúcia Rossetti e sua equipe do Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria Estadual da Saúde. O ato foi realizado na sala de audiências da SES/RS, no Centro Administrativo em Porto Alegre, nesta sexta-feira (1/12).
Francisco Paz disse que o avanço da pesquisa ajuda a construir um Sistema Único de Saúde (SUS) de qualidade. Ele afirmou que esta gestão apóia a área como política de saúde. " Vamos continuar focados e avançar na pesquisas, para ganhar mais prêmios e qualificar a saúde pública".
Também participaram da homenagem , o diretor do Departamento de Ações em Saúde (DAS), Elson Romeu Farias e a coordenadora da Política de Pesquisa em Saúde, Silvia Beatriz Costa Czermainsk.