Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Parceria entre Saúde e Imama busca aumentar prevenção do câncer de mama

Publicação:

Cinco pessoas sentadas (quatro mulheres e um homem), entre elas a Diretora Ana Costa e a Secretária Arita, em volta de uma mesa em U.
Secretaria da Saúde e Imama em tratativas de um projeto no interior do Estado. - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

A fim de sensibilizar a população da importância de se realizar o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria da Saúde e o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) estão trabalhando em um projeto conjunto. “Queremos construir uma rede de apoio não apenas ao diagnóstico do câncer, mas também de prevenção e promoção da saúde”, explica a secretária da Saúde, Arita Bergmann. A gestora de marketing, Samsara Nyaya, o coordenador de voluntariado, Douglas Piton, e a coordenadora de projetos, Cristiane Garcia de Freitas, os três do Imama, estiveram na Secretaria da Saúde (SES), nesta quarta-feira (18).

A parceria vai beneficiar regiões do interior do Estado, ainda em definição, que possuem oferta de exames de mamografia, mas não preenchem a demanda. “Vamos realizar capacitações da equipe da Secretaria da Saúde e palestras para a população nessas regiões para que mais mulheres façam o exame, fortalecendo o diagnóstico e a prevenção”, explica Cristiane. Se necessário, o projeto também prevê levar o chamado mamamóvel a estas regiões, um ônibus que carrega um mamógrafo.

Secretaria da Saúde