Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Osmar Terra é único painelista brasileiro em Congresso Mundial no México

Publicação:

  

           O Secretário Estadual da Saúde, Osmar Terra, é um dos painelistas do 2º Congresso Mundial e 9º Encontro Internacional de Educação Inicial e Preescolar que iniciou ontem, (23/9), e vai até amanhã, 25, na cidade de Monterrey, estado de Nuevo León, no México. Terra - o único brasileiro convidado a apresentar um trabalho - vai falar sobre a experiência do programa Primeira Infância Melhor (PIM), do governo do Rio Grande do Sul:

            - Entre outros assuntos, vou destacar o papel da qualidade de serviço e da capacitação de quem trabalha no setor. Em geral são pessoas com formação de ensino médio e que devem ser capacitadas através da educação não-formal. Também vou destacar a importância do PIM como fator de prevenção à violência em bairros mais problemáticos do Rio Grande do Sul.

            O evento é realizado pelo governo do Estado de Nuevo León, Secretaria Estadual de Educação, Centros de Desenvolvimento Infantil de Monterrey, Departamento de Educação e Cultura da Organização dos Estados Americanos (DEC/OEA) e pelo Banco Mundial. Em debate, os Processos de Formação e Desenvolvimento Profissional de Agentes Educativos.

            Um dos organizadores são os Centros de Desarrollo Infantil (CENDI - Centros de Desenvolvimiento Infantil) da Frente Popular "Tierra y Libertad". Trata-se de instituições públicas de educação infantil nos estados de Monterrey Nuevo León, México. Oferecem serviços de cuidado e educação infantil a mães trabalhadoras em zonas urbanas marginalizadas. Estes centros atendem dois níveis educativos: Inicial de 45 días de vida a 3 anos, e nível preescolar de 3 a 6 anos.

            O Congresso reúne representantes de 45 países. São professores, representantes de faculdades de educação, psicologia, nutrição, enfermagem, medicina, direito, trabalho social, comunicação social, editores de revistas infantis, ministros e secretários de setores sociais formadores de políticas, senadores e deputados que definem a política e designação de recursos, e organismos internacionais.
            Os organizadores, os Cendi, são instituições públicas de educação que oferecem serviços e cuidados em educação infantil a mães trabalhadoras em zonas urbanas de menor poder aquisitivo. Nesses centros são atendidas crianças em dois níveis educativos distintos, de 45 dias do nascimento até 3 anos, e no nível preescolar, de 3 a 6 anos.
            Os Cendi surgiram com a filosofia de que a educação é o guia do desenvolvimento e portanto, quanto mais cedo a criança é estimulada de forma apropriada, maior será o desenvolvimento multilateral e harmônico que propiciarão novas gerações melhor preparadas e que melhor capacitadas para dirigir a sociedade.

 

Obs.: site do evento: http://www.cendi.org/

Secretaria da Saúde