Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Orientação e manejo da medicação na saúde mental em desastre é tema de live nesta segunda-feira

Publicação:

Desenho de aperto de mãos verde, vermelha com o fundo amarelo.Cores da bandeira do Rio Grande do Sul

Psiquiatras, médicos clínicos, profissionais de Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) e outras áreas interessadas poderão participar do encontro que será realizado nesta segunda-feira (20/05), às 17 horas, sobre orientação e manejo da medicação na saúde mental em situação de desastre. 

O encontro trará esclarecimentos sobre especificidades do uso de medicação em saúde mental nos pós desastre. O objetivo é que não apenas os psiquiatras, mas também os médicos clínicos gerais e médicos de família, estejam informados sobre as indicações corretas, pois estes são na maioria das vezes os primeiros médicos que a população busca.  

É destinado não só aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), mas sim a todos que estão atuando no atendimento direto à população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Faz parte do Plano Estadual de Apoio Psicossocial para Enfrentamento ao Desastre, compondo o eixo de formação para trabalhadores e impactando no eixo de atenção aos usuários. 

O encontro terá como palestrante Joana Thiesen, consultora técnica do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde (DESMAD/MS). Joana é médica psiquiatra, atuou na área de saúde mental da Atenção Primária de Saúde (APS) e em projetos do comitê internacional da Cruz Vermelha (CICV). 

  

Secretaria da Saúde