Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Observatório do Câncer é apresentado em live sobre Saúde da Mulher

Publicação:

Ana Costa e mais três pessoas (uma mulher e dois homens) estão sentados e observam os dados que estão no telão à frente.
Painel busca conferir maior visibilidade sobre o tema, tanto para gestores quanto para a população em geral. - Foto: Divulgação/SES

Foi realizada nesta quinta-feira (9) a primeira live do ciclo “Saúde da Mulher além do Sistema Reprodutivo”, alusivo ao Março Lilás e ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). Durante a transmissão, foi apresentado o Observatório do Câncer, uma ferramenta construída pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), em parceria com o TelessaúdeRS-UFRGS. Ali estão indicadores de casos e óbitos de câncer de colo do útero, exames citopatológicos e vacinação contra o HPV dos 497 municípios gaúchos.

“O Observatório é um instrumento de uso fácil para os gestores compreenderem a situação do município, avaliarem e se compararem com os outros para poderem agir na prevenção e na qualificação do rastreamento do câncer de colo de útero”, afirmou a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa. O site do também traz orientações para os municípios e sugestões práticas de ações para os gestores municipais implementarem, buscando melhorar os seus indicadores. O Observatório do Câncer pode ser acessado neste link.

Também foram abordados na transmissão assuntos como a coleta do exame citopatológico em mulheres lésbicas e homens transsexuais, a hormonização no processo de transsexualizador e a importância da rede de saúde atuar com transversalidade.

O ciclo de lives é resultado de parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) no Projeto Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas (RITEs/FAPERGS). As transmissões são às quintas-feiras, das 13h30 às 15h30, pelo canal do Youtube da UNISC, ao vivo.

Card do evento com informações nas cores laranjas e rosa.
Programação Dia da Mulher Saúde da Mulher para além do Sistema Reprodutivo

Câncer de Colo de Útero

No Rio Grande do Sul, a população estimada de mulheres é de 5.887.442, que corresponde a 51,34% da população gaúcha (Departamento de Economia e Estatística, 2021). Frente às diferentes áreas que contemplam a saúde da mulher, verifica-se que o câncer de colo de útero segue com alta incidência. Por isso, o Março Lilás é um movimento anual dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e do combate à doença.

“O câncer de colo de útero é uma preocupação que perpassa todos os meses do ano, até mesmo porque o Rio Grande do Sul é o quarto estado com maior número de casos da doença no país”, afirma a coordenadora da Divisão de Ciclos de Vida, Gislneine Silva. Conforme o Ministério da Saúde, no RS houve 1.056 ocorrências de novos casos em 2022.

Secretaria da Saúde