Novo prédio da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde em Lajeado tem espaço mais amplo e acessível

De pé, Secretária Arita Bergmann conversa com quatro funcionários (três mulheres e um homem) no depósito. Todos estão de pé e com máscara.
Secretária Arita Bergmann conhece novo depósito de medicamentos da 16ª CRS - Foto: Marília Bissigo Divulgação/SES

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, conheceu, nesta terça-feira (10/8), a nova sede da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em Lajeado. As novas instalações ocupam 800 metros quadrados e apresentam maior acessibilidade e espaço para cargas e descargas de insumos, como vacinas e medicamentos.

“Este é mais um ano atípico e desafiador, e um ambiente novo é positivo para as ações e novos projetos”, declarou a secretária Arita, considerando que o prédio tem excelentes condições físicas e que a equipe de servidores está bem instalada. “É uma decisão de governo dotar a 16ª CRS de condições nas quais os servidores tenham um ambiente seguro para o seu trabalho e também para receber os gestores municipais de saúde da região”, afirmou.

Arita agradeceu os servidores pelo empenho e mencionou o projeto Envolver da Secretaria da Saúde (SES/RS), que tem por objetivo qualificar ainda mais o trabalho na Saúde Pública. A secretária também lembrou que “o processo de escolha da nova sede envolveu muitas pessoas, houve procura de locais em Estrela e Lajeado”.

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, disse que sua cidade foi uma das primeiras a entender o tamanho do problema da pandemia de coronavírus em 2020 e que 2021 está sendo muito mais desafiador no sentido de não deixar ninguém sem atendimento. “O importante é que sempre contamos com a ajuda do governo do Estado”, acrescentou.

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, destacou a parceria entre os municípios e o apoio sempre disponibilizado pelo Estado. Ele parabenizou, ainda, “a equipe eficaz da CRS”.

O Coordenador da Regional, Edegar Cerbaro, disse que a regional foi toda reestruturada para qualificar os processos de trabalho. Ele agradeceu os servidores, dizendo “temos uma equipe que faz a máquina funcionar da melhor forma possível”. O adjunto, Ederson da Rocha, enfatizou que a nova sede tem um ambiente mais amplo e arejado e dispõe de mais conforto para o atendimento aos municípios.

Um homem fala enquanto a secretária Arita e outro homem escutam. Todos estão de pé e de máscara.
Secretária Arita Bergmann foi recebida pelo prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e pelo Coordenador da CRS, Edegar Cerbaro - Foto: Marília Bissigo Divulgação/SES

A nova sede fica localizada na rua Irmão Emílio Conrado, 120, edifício Orleans, salas 101 e 201, no Bairro Florestal, em Lajeado.

A 16ª CRS abrange 37 municípios e tem mais de 50 funcionários, entre servidores públicos, terceirizados e estagiários.

Municípios por ordem alfabética: Anta Gorda, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vila Nova, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, São José do Herval, São Valentim do Sul, Sério, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Corrêa e Westfália.

Projeto Assistir

Durante a visita, o prefeito de Lajeado também falou sobre a importância do Projeto Assistir, lançado recentemente pela SES/RS, que readequou os incentivos hospitalares. “Os hospitais que apresentaram resultados foram contemplados”, disse o prefeito. A 16ª CRS tem oito hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A direção do Hospital Bruno Born, de Lajeado, também participou do evento.