Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Novo diretor-geral do Hospital Psiquiátrico São Pedro quer excelência

Publicação:

O Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, passa a contar, a partir de hoje (26) com novo diretor-geral, o médico psiquiatra Luiz Carlos Illafont Coronel. Entre outros títulos, Luiz Coronel é mestre em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil/ Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em Psiquiatria Forense pela Associação Brasileira de Psiquiatria. "Vamos usar todos os recursos legais para oferecer um atendimento qualificado para diminuir as agruras de quem busca ajuda na área de saúde mental. Até mesmo os que aguardam por leito aqui na instituição são atendidos de forma digna e recebem medicamento", disse Luiz Coronel.

 

Atualmente, o HPSP possui 470 pacientes na área asilar e nos residenciais terapêuticos, e 130 leitos para internação. Além disso, mantém convênio com 36 entidades - sete escolas técnicas e 29 faculdades. "Vamos lutar para que o Hospital São Pedro volte a ter o brilho de a 30 anos atrás, e ser um centro de excelência na área de ensino e pesquisa em saúde mental, de forma multidisciplinar, com uma rede que amplie a estrutura existente", prometeu Luiz Coronel. O novo diretor citou Machado de Assis, dizendo que "há dois Brasis - um oficial, onde não falta nada, e outro real - que é o que está nos jornais, e é com este real o nosso compromisso; com a população que está desassistida, atendendo a ordem de prioridade na assistência", completou.

 

 

O secretário Osmar Terra lembrou que, além de garantir atendimento à população no hospital, a SES avançou no atendimento externo, com a duplicação dos Centros de Atenção Psicossocial, que hoje totalizam 96, e os 17 Centros de Atenção Cuca Legal. Quanto aos hospitais que diminuíram o número de leitos, disse que são instituições pequenas, com leitos ociosos. "Na realidade, houve redução das internações em função do trabalho das equipes do Programa de Saúde da Família, além do Programa Inverno Gaúcho, que foi premiado e fez cair em 40% o número de internações de crianças no inverno", disse Terra. Em relação ao Hospital São Pedro, o secretário explicou que ainda há uma população grande de asilados, e que o programa federal "De volta para casa" não avançou como deveria. O programa previa a adoção dos pacientes por famílias, que receberiam ajuda de custo. De acordo com Terra, a proposta do governo federal é de que a estrutura hospitalar se dedique aos pacientes agudos.

Secretaria da Saúde