Nova diretoria do Cosems/RS tomou posse nesta terça-feira
Publicação:

A secretária da saúde, Arita Bergmann, participou nesta terça-feira (19) da cerimônia de posse da nova diretoria do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). A ex-presidente Claudia Daniel, do município de Nova Araçá, passou o cargo para o secretário de saúde de Canoas, Maicon de Barros Lemos. O Cosems é uma instância de deliberação e a representação da municipalidade em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
O governador Eduardo Leite gravou uma participação, onde, além de destacar o que foi realizado pelo Estado durante a pandemia, ressaltou o programa Chamar 192, que possibilita o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nos locais em que ainda carecem de regulação estadual das emergências e atendimento pré-hospitalar.
A secretária Arita enfatizou a importância da gestão municipal da saúde: “É no município, na ponta, que são prestados os serviços aos cidadãos e são os secretários municipais que respondem diretamente aos pacientes do SUS”. Em sua fala, Arita deu boas-vindas aos novos secretários que entraram a partir do início deste ano e ressaltou que as finanças do Governo do Estado na área da saúde estão em dia, após a quitação de uma dívida histórica com prefeituras e hospitais.
O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Maneco Hassen, falou que os últimos meses têm sido de apreensões e preocupações, mas, com a chegada da vacina, é possível ter esperanças novamente. “Ainda há muitos desafios pela frente até que toda a população seja vacinada.”
O presidente empossado do Cosems, Maicon, falou da importância do conselho na luta em prol do SUS e disse estar aberto para seguir possibilitando diálogos constantes entre os 497 municípios gaúchos.
A nova diretoria do Cosems/RS:
Presidente - Maicon de Barros Lemos (Canoas)
1º vice-presidente – Naasom Luciano da Rocha (Novo Hamburgo)
2º vice-presidente – Guilherme Ribas (Santa Maria)
1º tesoureiro – Paulo Roberto Fernandes (Ronda Alta)
2º tesoureiro – Mauro Sparta (Porto Alegre)
1º secretário – Cacildo Goulart Delabary (Lavras do Sul)
2º secretária – Thaís Brandolt Aramburu (Uruguaiana)