Municípios do Litoral Norte e Vale do Taquari recebem câmaras de refrigeração para vacinas

Sete pessoas (seis homens e uma mulher), todas de máscara, das equipes de saúde de Santo Antônio da Patrulha do lado de uma câmara fria.
Santo Antônio da Patrulha recebeu três unidades de 200 litros para armazenamento de imunizantes - Foto: Divulgação/SES

Os municípios contemplados com as 310 câmaras de conservação de vacinas compradas pelo governo do Estado com recursos do Ministério da Saúde continuam recebendo os equipamentos. No Litoral Norte, a cidade de Osório recebeu duas e Santo Antônio da Patrulha três câmaras, todas de uso médico hospitalar e com capacidade de 200 litros. A entrega ocorreu na sexta-feira (14/5). No total,15 municípios que pertencem à 18ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) estão listados para receber 29 câmaras de refrigeração. Na segunda-feira (17/5), será a vez de Arroio do Sal e Três Cachoeiras.

A coordenadora da 18ª regional de saúde, Janete Ferri Teixeira, destaca que "esta doação completa as salas de vacinas com os equipamentos necessários e também possibilita que o número de salas seja ampliado, como é o caso Santo Antônio da Patrulha, que passa de três para seis salas".

Para o secretário da Saúde de Santo Antônio da Patrulha, Toninho Selistre, essas câmaras “suprem, com qualidade, a demanda de estrutura para o acondicionamento dos imunizantes neste momento, e nos sentimos honrados por sermos um dos municípios a receber três câmaras. Isso se soma aos nossos esforços de fazermos sempre um trabalho para qualificar e dar segurança aos usuários do Sistema Único de Saúde".

Ao receber a câmara fria, o prefeito, Rodrigo Massulo, mencionou a importância de Santo Antônio estar com sua estrutura de saúde bem equipada. "Estamos em meio a duas grandes campanhas de vacinação (coronavírus e gripe) e isso torna ainda mais representativa a chegada das unidades de refrigeração, pois garantem o acondicionamento seguro de todas as doses das vacinas, assim como dos medicamentos que demandam este tipo de armazenamento."

Seis gestores de Saúde de Osório (três mulheres e três homens) posam junto de duas câmaras frias.
Gestores de Saúde de Osório recebem equipamentos - Foto: Divulgação/SES

Na 16ª CRS, com sede em Lajeado, no Vale do Taquari, as cidades de Doutor Ricardo e Paverama também já receberam suas unidades. Na sexta-feira, o coordenador adjunto Ederson da Rocha entregou câmaras frias ao prefeito de Paverama, Fabiano Merence Brandão, que estava acompanhado pela secretária da Saúde Elizandra Favin de Oliveira e equipe de saúde do município. Na próxima semana a distribuição será feita para Taquari (duas câmaras) e para Canudos do Vale (1), Coqueiro Baixo (1) e Cruzeiro do Sul (1).

No município de Doutor Ricardo o secretario da saúde Zaquiel Roveda recebeu a Câmara fria.

Dois homens, de máscara, posam do lado de uma câmara fria.
Doutor Ricardo - Foto: Divulgação/SES

As entregas começaram na última segunda-feira (10/5), em Porto Alegre. Ao todo serão beneficiados 194 municípios com menos de 100 mil habitantes.

O objetivo da aquisição e distribuição de câmaras frias para conservação de vacinas e medicamentos é aprimorar a Rede de Frio do Plano Nacional de Imunizações (PNI) com a substituição das geladeiras domésticas por câmaras de conservação de imunobiológicos. Os critérios para a escolha dos municípios foram, além de eles terem menos de 100 mil habitantes, contarem com salas de vacinas com sistema de informação oficial do Ministério da Saúde para registro de vacinados e movimentação de imunobiológicos.

Acesse a  Resolução da Comissão Intergestores Bipartite sobre a distribuição de câmaras de conservação de vacinas ( depois da publicação foram incluídos mais municípios, ficando em 310 o total).