Municípios da Região Sul recebem câmaras frias e computadores do Estado

Locais reportaram perda dos equipamentos durante a calamidade das enchentes deste ano

Entrega dos itens às prefeituras e secretarias municipais ocorreu nesta quinta-feira (04/07). - Foto: Guga Stefanello/SES

Foram entregues nesta quinta-feira (04/07) em cerimônia realizada em Pelotas oito câmaras frias para cidades da Região Sul do Estado. Os equipamentos adquiridos pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) é utilizado para o armazenamento e conservação de vacinas e medicamentos termolábeis. Durante a visita da secretária Arita Bergmann ao município, também foram doados pela SES computadores para secretarias municipais de saúde da região.

As câmaras frias foram entregues para as prefeituras de Pelotas (duas unidades), Rio Grande (três unidades), São José do Norte (duas unidades) e Arroio Grande (uma unidade). Ao todo, o Governo do Estado está realizando desde o mês passado a destinação de 100 desses equipamentos, com investimento de R$ 1 mihão.

Para o recebimento delas, o município deve estar em estado de calamidade ou emergência devidamente homologado pela autoridade estadual e ter registrado perda total das câmaras que possuía por conta dos danos causados pelos eventos climáticos de chuvas intensas. O número de câmaras a serem repassadas atenderá ao critério populacional e a efetiva necessidade de reposição do bem ao município, variando de um a seis equipamentos por cidade, conforme a Portaria 334 de 2024.

Além das câmeras de conservação, foram ainda entregues na cerimônia seis computadores, sendo três para Pelotas e três para Rio Grande. A ação faz parte de uma ação da Secretaria da Estadual da Saúde para atender os municípios em calamidade que reportaram a perda do maquinário em seus serviços de saúde. São ao todo 250 computadores que estão desde junho em distribuição, com os critérios definidos pela Portaria 352 de 2024.

Na oportunidade, a secretária Arita lembrou ainda que o Governo do Estado destinou R$ 15 milhões para que os municípios atingidos começassem a adquirir itens mais indispensáveis para reabertura dos serviços de saúde.