Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Municípios da fronteira receberão 123 mil doses extras de vacina contra Covid-19

Publicação:

Dois funcionários observam a caixa de isopor com doses de vacinas deslizando pela esteira que sai do avião.
Vindo do Rio de Janeiro, avião com 310.500 doses de Astrazeneca pousou no aeroporto de Porto Alegre pouco depois das 17h30 - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Para reforçar a proteção contra novas variantes do coronavírus, parte da remessa de 310.500 doses de Astrazeneca que chegou pouco depois das 17h30 desta quinta-feira (15/7) ao aeroporto de Porto Alegre terá como destino a fronteira.

Ao todo, 29 municípios na fronteira com o Uruguai e a Argentina irão receber 123.040 vacinas para ampliar a campanha de imunização nesses locais. Os imunizantes serão destinados para a primeira aplicação (D1). O envio de doses extras a essas regiões é uma estratégia do Ministério da Saúde para evitar o ingresso no país de novas variantes da Covid-19.

As demais vacinas Astrazeneca que vieram no voo vindo do Rio de Janeiro serão destinadas a outros municípios, para que possam avançar na imunização por idade da população. A decisão foi tomada nesta quinta (15), em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), entre Estado e representação dos municípios, por meio do Conselho das Secretarias Municipais da Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).

Além das 310.500 vacinas recebidas nesta quinta (15), a Secretaria da Saúde (SES) também entregará 378.530 doses de Astrazeneca que estavam reservadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) para a segunda dose (D2). Os lotes serão distribuídos na sexta-feira (16/7).

Municípios da fronteira que irão receber as vacinas:

- Derrubadas
- Esperança do Sul
- Tiradentes do Sul
- Chuí
- Herval
- Jaguarão
- Pedras Altas
- Santa Vitória do Palmar
- Aceguá
- Bagé
- Dom Pedrito
- Barra do Quaraí
- Itaqui
- Quaraí
- Santana do Livramento
- Uruguaiana
- Garruchos
- Pirapó
- Porto Xavier
- Roque Gonzales
- São Borja
- São Nicolau
- Alecrim
- Doutor Maurício Cardoso
- Novo Machado
- Porto Lucena
- Porto Mauá
- Porto Vera Cruz
- Crissiumal

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Secretaria da Saúde