Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Morada Viamão completa cinco anos

Publicação:

O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) Morada Viamão, mantido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), completa cinco anos no dia 27 de julho. Com o objetivo de acompanhar o retorno à sociedade de ex-internos do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), o SRT atende hoje 24 usuários, que residem em quatro casas inseridas na comunidade.

 

Profissionais de saúde atuam como acompanhantes terapêuticos - fornecem suporte sistemático aos usuários no cotidiano e garantem a manutenção do tratamento em saúde. O trabalho é realizado com foco no desenvolvimento da independência, qualidade de vida e inserção social dos moradores, que cuidam de suas próprias casas, cozinham sua comida, compram suas roupas e frequentam escolas do bairro. A exploração da cidade e o relacionamento com a comunidade também são estimulados.

 

O coordenador do Morada Viamão, Rafael Wolski, explica que os SRT são serviços que substituem o modelo anterior em Saúde Mental, que era centrado no asilamento.

 

- Vemos o Morada como um local de passagem, no sentido de uma maior integração dos usuários com o espaço urbano, multiplicando as relações e as formas de habitar a cidade -, afirma.


A diretora da DAUM (Direção de Atenção à Usuários-Moradores), psicóloga Vera Sebben, destaca: 

- Há uma conquista da autonomia dos moradores, que aprendem a pegar ônibus, a administrar o dinheiro. Alguns já saíram do SRT e moram sozinhos ou com a família.


A psicóloga conta que os pacientes conseguiram reduzir o uso de medicação ao entrarem no residencial, sem prejuízo de sua saúde. São atendidos pelo HPSP e alguns estão vinculados à rede de Saúde local, pelo CAPS Casa Azul de Viamão, conforme preconiza o SUS.


A equipe do Morada realiza reuniões sistemáticas e os servidores são estimulados a participarem de eventos e cursos de aperfeiçoamento, como o curso para Acompanhante Terapêutico promovido em 2009 pela SES. Para Vera, atividades como esta viabilizam espaços de estudo e trocas entre profissionais e tornam a experiência cotidiana do SRT ainda mais rica.


História

O Morada Viamão foi construído em 2002, para atender pacientes do antigo Instituto Don Bosco, que era da FEBEM e foi transformado em Unidade do HPSP. A partir de 2005, passou a funcionar oficialmente como SRT, com registro no Ministério da Saúde e alta dos moradores. Na ocasião, parte dos usuários do Don Bosco foi transferida para uma unidade dentro do São Pedro, em Porto Alegre, mas 23 permaneceram e iniciaram o desafio de descobrir uma nova forma de morar após anos de internação.


O serviço atende à proposta da Lei da Reforma Psiquiátrica de desinstitucionalização de pacientes com transtorno mental. Tem funcionamento de casa, com peças básicas como quarto, cozinha, banheiro, todas elas com livre acesso para os moradores. A proposta é que os moradores possam ter incentivadas suas potencialidades de vida social e que desenvolvam ou melhorem o seu auto-cuidado. Diferente de um ambiente hospitalar, num SRT as pessoas compartilham o cotidiano e tarefas da casa assim como numa família, com suporte profissional e de acordo com suas capacidades.

Secretaria da Saúde