Ministério da Saúde disponibiliza R$ 35 milhões para o RS

Governador Eduardo Leite fala olhando para uma câmera digital. Atrás, várias pessoas trabalham usando uma mesa grande.
Governador Eduardo Leite fez transmissão ao vivo nesta quarta-feira (25). - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Em mais uma transmissão ao vivo, desta vez, diretamente do Gabinete de Crise, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na capital, o governador Eduardo Leite reforçou, nesta quarta-feira (25), o esforço que o Estado vem fazendo para minimizar o número de vítimas fatais do Covid-19. O governador informou que a portaria 480 do Ministério da Saúde disponibilizou R$ 35 milhões para o enfrentamento do coronavírus no Rio Grande do Sul. A Secretaria da Saúde, junto à Comissão Bipartite, definirá como será a divisão desses recursos entre os municípios. Do total de R$ 35 milhões, R$ 32 milhões serão destinados a prefeituras para que possam montar a estrutura necessária, como clínicas e centros de triagem.

"Estamos atuando com todas as forças, alinhados aos municípios e ao Ministério da Saúde para dar condições de atendimento necessário a todos. Não interessa a idade. Não queremos perder ninguém. Sabemos que teremos perdas, mas vamos lutar para que seja o menor número possível. Não importa a idade, ninguém pode ser deixado para trás", afirmou.

O governador também detalhou uma conversa com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, a fim de reforçar o pedido de apoio técnico, troca de experiências e intermediação com empresas que fornecem materiais e equipamentos necessários ao Estado neste momento.
"Também estou conversando com a iniciativa privada gaúcha. Há empresas que podem se mobilizar para garantir a produção local desses materiais e equipamentos que serão muito importantes neste momento", destacou Leite.

Na transmissão ao vivo, também foram elencados novos serviços que estão disponíveis no Portal de Serviços Digitais, que pode ser acessada pelo link www.rs.gov.br.

Os novos serviços são recurso à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) do DetranRS, impressão do documento de licenciamento do veículo (CRLV), certidão de prontuário de habilitação, devolução de taxas de habilitação, atendimento sem cartão em casos específicos (IPE Saúde) e solicitação de medicamentos via Secretaria da Saúde.

O governador adotou, diariamente, a partir desta quarta, às 14h, a transmissão ao vivo, como forma de informar a população a respeito das ações tomadas pelo governo do Estado para desacelerar a propagação do coronavírus. Antes de apresentar as novidades, Leite lamentou a morte da primeira vítima da doença, uma senhora de 91 anos, que faleceu nesta terça-feira (24), em Porto Alegre.

Leite também respondeu a perguntas da imprensa e destacou a importância da ciência no momento de enfrentamento do vírus. "Devemos preservar, em primeiro lugar, as vidas, e em segundo lugar, os empregos. Sabemos que esse período de isolamento trará consequências econômicas e estamos estudando maneiras de amenizá-las, sempre respeitando as orientações do Ministério da Saúde. Enquanto não há uma alternativa, o melhor é que quem puder, fique em casa", destacou.