Lançada estratégia para incentivar parto normal e seguro no Estado

A imagem mostra os quatro participantes sentados atrás da bancada.
Mesa de Abertura do Seminário de Lançamento da Estratégia Parto Seguro - Foto: Divulgação Sogirgs

O projeto “Estratégias para Ampliação das Taxas de Parto Normal no RS com Segurança: uma parceria entre a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (Sogirgs) e Secretaria da Saúde(SES/RS) ”, foi lançado nesta quarta-feira (20/4), durante um seminário no auditório da Associação Médica/RS (Amrigs), em Porto Alegre.

A solenidade de abertura contou com a presença da secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, da presidente da Sogirgs, Ana Selma Picoloto, do Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Carlos Orlando Pasqualotto Fett Sparta de Souza, da Presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Rosângela Schneider e Vice-Presidente do Conselho Estadual da Saúde (CES), Inara Ruas.

Ana Costa no Seminário Parto Seguro   SES Sogirs
Ana Costa na abertura do seminário Parto Seguro - Foto: Divulgação Sogirgs

No evento também foi apresentado o “Projeto Parto Seguro Sogirgs” sob o slogan “Mamãe + Bebê Saudáveis = Família Feliz”, contendo vídeos animados com o objetivo de tirar dúvidas e orientar sobre o parto e tudo o que está relacionado com o nascimento, de forma didática ( Assista aos vídeos abaixo) .

A campanha tem por objetivo sensibilizar e informar as futuras mamães sobre a prática segura do parto e o quanto a ciência agregou conhecimento para torná-lo mais eficiente e humanizado.

Partos normais X cesarianas no RS

O sistema de informações BI SES/RS mostra que os índices de parto normal e de partos por cesariana no Rio Grande do Sul apresentam uma inversão no que é preconizado pela Comunidade Internacional de Saúde, que considera a taxa ideal de cesáreas entre 10% e 15% de todos os partos. A série histórica das taxas nas duas modalidades mostram que de 2018 a 2021 a quantidade partos por cesarianas tem sido superior a 50% no Estado.

Parto normal:

2018: 52.455 (37,45%)

2019: 49.651 (36,89%)

2020: 47.083 (36,05%)

2021: 44.494 (35,82%)

Parto cesáreo:

2018: 87.622 (62,55%)

2019: 84.944 (63,11%)

2020: 83.519 (63,95%)

2021: 79.723 (64,18%)

Fonte: Bi SES/RS

Estratégia da SES junto aos serviços e profissionais de saúde para a ampliação do parto normal:

• Regionalização do parto com incentivo estadual para que todas as maternidades tenham plantão presencial de equipe mínima (Obstetra, pediatra e anestesista) 24 horas, sete dias na semana;
  • Parceria com a Sogirgs para estímulo ao parto seguro;
  • Monitoramento do indicador de proporção de parto normal no SUS e na Saúde suplementar.
  • Incentivo da utilização dos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde;
  • Incentivo a mudança de modelo de assistência ao parto, com a inserção das Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento da OMS, 1996.
  • Incentivo da enfermagem obstétrica no cenário do parto.

Benefícios do parto normal:

Para a Mulher: Aumenta as chances do aleitamento materno, favorece o vínculo, menor tempo de internação hospitalar, menor tempo de recuperação no puerpério, menor chances de infecções e hemorragias, reduz a probabilidade de depressão pós parto, incentiva o protagonismo da mulher no trabalho de parto e na maternagem.

Para o bebê: Aumenta as chances do aleitamento materno, diminui os riscos de internações por prematuridade e transtornos respiratórios, favorece vinculo da díade mãe bebê, favorece o desenvolvimento normal da microbiota e a adaptação neurológica dos bebês nas primeiras 48 h de vida.

Em que situações o parto por cesariana é indicado? Em situações que haja risco para o bem-estar fetal e para a saúde materna.

Fonte: Política de Saúde da Mulher/Divisão das Políticas dos Ciclos de Vida - DAPPS/SES-RS

Assista aos vídeos da campanha:

Campanha Parto Seguro 1 - Apresentação

Campanha Parto seguro 2 - Dor no parto