Lagoa Vermelha inaugura ponto de coleta de doações de sangue

-
Ponto de coleta na UBS Nossa Senhora Consoladora realizará coletas quinzenais - Foto: Pedro Ramos/PMLV

Foi inaugurado nesta sexta-feira (21/06) um ponto fixo para doação de sangue em Lagoa Vermelha, no Norte do Estado. A abertura foi possível por uma parceria da Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio do Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. As coletas ocorrerão quinzenalmente, em sextas-feiras, das 9h às 13h30, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Senhora Consoladora, na rua Jorge Moojen, 310, centro de Lagoa Vermelha.

-
Segundo a Prefeitura de Lagoa Vermelha, 72 pessoas participaram da primeira coleta - Foto: Pedro Ramos/PMLV

O atendimento aos doadores ocorrerá com ou sem agendamento – como procura espontânea. Os doadores que optarem pelo agendamento podem realizá-lo junto à Secretaria Municipal da Saúde através do número (54) 3358-9601 ou junto à UBS, pelo número (54) 3358-9637. Em caso de dúvidas os candidatos poderão entrar em contato pelo número (54) 3358-9605.

Rede descentralizadas

O novo local passa a compor a Rede Estadual de Apoio à Doação de Sangue. A coleta inaugural realizada hoje faz parte da programação do Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue. “A inauguração desta sala representa um grande passo para a nossa cidade, facilitando o acesso dos doadores e contribuindo para salvar vidas”, afirmou a secretária municipal de Saúde de Lagoa Vermelha, Cristiane Mattos.

“Quando é rede de apoio existe uma parceria com os municípios, que garantem o espaço físico, o mobiliário, o material médico-hospitalar básico e os servidores e o Hemopasso entra com a orientação para a disposição do espaço físico, com a orientação técnica e capacitação dos funcionários e, principalmente, a supervisão in loco de todas as coletas para garantir que aconteça dentro dos critérios técnicos”, explica a chefe da Divisão de Hemoterapia do Hemocentro do Rio Grande do Sul, Aline Gularte.

A Rede Estadual de Apoio à Doação de Sangue tem por objetivo realizar coletas descentralizadas, reduzindo a distância percorrida, o tempo empregado e a dificuldade encontrada pelos doadores para acessarem os serviços que coletam sangue para transfusões e com isso ampliar o acesso e o número de doações realizadas.

Pré-requisitos para doação

- Estar em boas condições de saúde;

- Apresentar documento oficial de identidade com foto;

- Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;

- Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;

- O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;

- Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;

- Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;

- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;

- Não fumar pelo menos duas horas antes da doação

Mais informações sobre doação de sangue estão disponíveis em saude.rs.gov.br/doacao-de-sangue