Lacen completa 110 anos nesta terça-feira e prepara livro histórico
Publicação:

Autoridades e servidores da saúde pública estadual comemoram, nesta terça-feira (31), às 11h, os 110 anos do Laboratório Central do Estado (Lacen). A solenidade ocorre na sede da instituição. O Lacen foi criado em 31 de julho de 1902 como "Laboratório de Análises do Estado". Toda a história do Laboratório será contada no livro "IPB-Lacen: 110 anos de história em saúde pública".
Conforme a diretora Raquel Fiori, uma das prioridades do Lacen é a gestão da qualidade, considerada "área de interesse da saúde" em ações de capacitação e de desenvolvimento de recursos humanos. Administrado pela Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), o Lacen é referência em ações de vigilância em saúde do SUS, realizando análises laboratoriais, diagnósticos de doenças e pesquisa e controle de qualidade de produtos e serviços.
Números
O Lacen/FEPPS efetua exames na área da biologia médica, executando diagnósticos de doenças de notificação compulsória. No primeiro semestre de 2012, foram realizadas 11.047 análises de hepatites virais, carga viral de HIV (8.652), HIV (8.106), Dengue (2.471), Tuberculose (1.265) e A-H1N1 (368).
Os números são de exames realizados, e, entre estes, casos confirmados, como é o caso de Dengue e A/H1N1. Depois do resultado dos exames, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) é imediatamente avisado através de laudos analíticos ou pelo sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), reforçando o trabalho em conjunto com outros setores da Saúde, ressalta Fiori.
Além da unidade central de Porto Alegre, o Laboratório possui regionais localizadas no interior do Estado para facilitar ainda mais o atendimento à população. No total, são 16 laboratórios regionais situados em Alegrete, Bagé, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Lajeado, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Osório, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa e Santo Ângelo.