Laboratórios públicos da Região Sul discutem ações contra dengue, leishmaniose e febre amarela
Publicação:
Na IV Redesul, debatem-se temas como vigilância entomológica (de insetos), com ações de enfrentamento à dengue, leishmaniose e febre amarela, e a vigilância sanitária, com o estabelecimento de parcerias regionais em aspectos técnicos e legais. O encontro discute também a construção de indicadores para a Redesul, levantamento das necessidades e auditorias internas.
Os assuntos foram definidos considerando o estágio similar de organização das Redes Estaduais de Laboratórios de Saúde Pública coordenadas pelos Lacens da Região Sul do País (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Além disso, os gestores das instituições têm interesse em avançar no processo de reestruturação das Redes de Laboratórios.
Os Lacens da Região Sul buscam a excelência na prestação de serviços na área de vigilância em saúde pública, focando na implantação de um Sistema de Gestão de Qualidade e Biossegurança, conforme exige a Portaria 70/04. O evento tem o apoio do Programa Sesi Cozinha Brasil, que possui Termo de Cooperação Técnica com o IPB-LACEN/FEPPS.
O IPB-LACEN é administrado pela Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde-FEPPS, vinculada à Secretaria Estadual da Saúde.
Jornalista Elton Augusto dos Santos, MTb 5863