Instrumento Piccolo é apresentado em seminário do Primeira Infância Melhor
Publicação:

A promoção do desenvolvimento infantil e a capacitação sobre o instrumento Piccolo integram a programação do seminário que iniciou hoje (05) e prossegue até amanhã (06), no auditório da Famurs, em Porto Alegre. Organizada pela Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas, a atividade apresenta pela primeira vez o instrumento Piccolo, que será aplicado no Brasil.
A sigla é a abreviação de "Parenting Interactions with Children: Checklist of Observations Linked to Outcomes", que, em português, significa "interações parentais com crianças: lista de verificação de observações vinculadas a resultados". O Piccolo é um instrumento observacional para avaliar comportamentos parentais positivos em relação à criança de dez meses a três anos e 11 meses.
O diretor do Departamento de Ações em Saúde da SES/RS, Elson Farias, que participou da abertura oficial, afirmou que é fundamental a tradução das pesquisas para que o impacto na nossa sociedade seja ampliado e difundido. Já a coordenadora do Grupo Técnico Estadual do PIM, Leila Almeida, destacou a importância deste seminário de capacitação para o Primeira Infância Melhor, política pública pioneira no Brasil.
Os palestrantes são a Doutora Lori Roggman, professora de Desenvolvimento Humano na Utah State University, e o Doutor Mark Innocenti, diretor da Divisão de Pesquisa e Avaliação do Centro de Excelência para Pessoas com Deficiência na mesma universidade.