Instalado Comitê de Prevenção da Violência em Pelotas
Publicação:
O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, participou na tarde desta quarta-feira (19) da instalação do Comitê Municipal de Prevenção da Violência de Pelotas. A cidade é uma das cinco (as outras são Alvorada, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo e Passo Fundo) em que o Programa de Prevenção da Violência já está em andamento. O PPV é um dos programas estruturantes do governo do Estado, com envolvimento de 11 secretarias estatuais, tendo como finalidade articular ações de prevenção da violência, por meio de uma rede formada por órgãos governamentais e não-governamentais.
A solenidade de instalação do comitê de Pelotas ocorreu no 9º Batalhão de Infantaria Motorizada, com participação do prefeito Antônio Fetter Júnior e demais autoridades locais. A reunião foi dirigida para representantes de 147 instituições de Pelotas já cadastradas ao programa. Osmar Terra enfatizou que, pela primeira vez, o governo do Estado está considerando a violência no âmbito de outras áreas, além da Segurança, incluindo então a Saúde.
Em seu discurso, o secretário da Saúde lembrou que o RS está tratando da violência como uma questão de saúde de pública. "Antes se falava em colocar mais policiais na rua, agora se considera que as causas da violência são estado mental alterado por doença ou casos de substâncias psicoativas." Segundo Terra, há dois anos, de cada nove pessoas internadas, uma era por crack e 8 por alcoolismo. "Hoje, o cenário é outro, de cada nove, oito são por crack e um por alcoolismo."
Mudar a história
Sobre o comportamento violento, o titular da Saúde estadual disse que o grande desafio será mobilizar a comunidade na prevenção da violência. "De que forma? As comunidades locais identificando os problemas nos bairros, com os agentes comunitários do Programa Saúde da Família, as famílias sendo identificadas, os bairros mapeados. Deve-se usar as ONGs e orgãos governamentais, aproveitar a rede fantástica para trabalhar na base. E assim podemos mudar a história."
O comitê dará seqüência ao trabalho que vinha sendo realizado pela comissão de prevenção da violência. "Mudamos de nome e partirmos para uma segunda etapa de atuação, mas o objetivo continua o mesmo: diminuir os números da violência na cidade", destacou a coordenadora executiva do programa em Pelotas, Júlia Frio.
A partir de agora, o comitê irá executar ações de prevenção, com base em indicadores levantados na trajetória percorrida até então. Por meio de ações conjuntas e articuladas na construção de uma rede social integrada, o objetivo da iniciativa é reduzir em 20% os índices de violência em Pelotas, num período de quatro anos.
Diagnóstico
A primeira etapa de trabalho, desenvolvida pela comissão, focou-se na elaboração de um diagnóstico situacional da violência no município, com um levantamento de dados extremamente detalhado. Os indicadores foram realizados com base em quatro áreas: saúde, educação, assistência social e segurança e trânsito. O levantamento estatístico, lembrou Júlia, mostra como os vários eventos de violência ocorrem no município. A comissão também realizou, nessa primeira etapa, um mapeamento da cidade, dividindo-a em sete regiões: Centro, Porto/Várzea, Areal, Fragata, Três Vendas, Praias (Laranjal, Balneário dos prazeres e Colônia Z3) e Zona Rural.
Com base nesses levantamentos, a comissão identificou todas as ações e os serviços que são desenvolvidos pelo município e pelas instituições parceiras (governamentais e não-governamentais) nas sete regiões. "São quase 150 instituições parceiras integradas na rede e, agora, com a realidade municipal já diagnosticada, será possível partir para as ações de redução dos números de violência - grande objetivo do programa", salientou a coordenadora do PPV em Pelotas.
O Comitê de Prevenção da Violência se ocupará, principalmente, pela articulação dessa grande rede. "Faremos a mediação da rede e daremos suporte ao trabalho já executado em Pelotas, para que tudo que já é feito seja multiplicado em favor dessa preocupação mundial que é a prevenção da violência", sintetizou Júlia.
Legenda para foto em anexo: Instalação do comitê ocorreu hoje à tarde em Pelotas (Foto: Alisson Assumpção/PM Pelotas)