Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Inaugurados módulos de saúde na Penitênciária Modulada de Montenegro

Publicação:

Os módulos de saúde da Penitenciária Estadual Modulada Agente Penitenciário Jair Fiorin, em Pesqueiro - zona rural de Montenegro foram inaugurados na última sexta-feira (2/11).

De acordo com  a Coordenadora da 2ª Regional de Saúde - Rosângela Dornelles, a ação visa uma melhor qualificação do sistema de saúde prisional no Rio Grande do Sul. Cerca de 1.100 apenados são atendidos diariamente na penitenciária, por uma equipe mista  composta por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE). A equipe da SMS é composta por um médico clínico geral e uma técnica de enfermagem.

O município recebeu recursos estaduais no valor de R$ 80 mil, para a compra de equipamentos que serão usados nos módulos de saúde feminino e no módulo masculino, junto ao módulo de apoio. Com os recursos, foram adquiridos um gabinete odontológico, macas, materiais ambulatoriais, cadeiras de rodas, equipamentos de escritório e computadores, além de melhorias na área física, executada com recursos da SUSEPE.

"Esses novos módulos de saúde permitirão aos apenados, bem como aos profissionais de saúde, um espaço de qualidade para o atendimento", destacou a secretária municipal da Saúde, Ana Maria Rodrigues. "Desta forma, os detentos recebem todos os cuidados necessários e só saem quando necessitam de alguma internação hospitalar", disse. Atualmente, todos os programas desenvolvidos pela SMS são levados até a Penitenciária.

Em seu discurso, o prefeito do município de Montenegro, Percival de Oliveira reforçou a importância do Programa de Saúde Prisional. "Ele garante dignidade à população carcerária", afirmou. O chefe do Executivo aproveitou a oportunidade para anunciar que a Administração Municipal irá estender a carga horária da técnica de enfermagem, de 30 para 40 horas. "Também vamos nomear uma enfermeira, com carga horária de 30 horas, para compor a equipe municipal", finalizou. 




 

Secretaria da Saúde