Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Ijuí passa a contar com serviço de implante coclear

Publicação:

-
Hospital Bom Pastor de Ijuí - Foto: Divulgação/HBPI

O Rio Grande do Sul terá uma nova instituição de saúde apta a realizar o implante coclear —onde um aparelho eletrônico é colocado cirurgicamente dentro do ouvido que capta o som, com um microfone do atrás da orelha, e o transforma em impulsos elétricos diretamente sobre o nervo da audição, melhorando significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

O Hospital Bom Pastor de Ijuí fará o procedimento via Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, apenas o Hospital de Clínicas de Porto Alegre realiza esse tipo de procedimento. A equipe técnica da SES fará as análises necessárias para a implementação do serviço. "Estamos preparados e nosso objetivo é iniciar o serviço o mais breve possível", destacou o presidente do Hospital Bom Pastor de Ijuí, Nilo Rubem Leal da Silva, durante reunião com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, e com o diretor da empresa Pró-Audi, Sérgio Wallau. "O trabalho desenvolvido pelo Hospital Bom Pastor nos orgulha e, mais uma vez, demonstra a parceria e a disposição em qualificar e ampliar os serviços", destacou a secretária.

"É muito gratificante oferecer um novo serviço, de alta qualidade, em nível de Estado. Tanto que a área de implante coclear hoje está toda centralizada em Porto Alegre, será possível de oferecer o serviço no interior do Estado. Temos conhecimento e know how para levar esse serviço de qualidade ao usuário do SUS", disse o diretor Pró-Audi, Sérgio Wallau.

Presente ao encontro, o deputado Gerson Burmann destacou que este é mais um passo importante para a saúde da região. “Se aproximarmos o atendimento dos cidadãos teremos um avanço significativo para toda a sociedade", disse Burmann, ao destacar o empenho do Hospital Bom Pastor e da SES para qualificar o atendimento da saúde.

Secretaria da Saúde