Hospital Vila Nova amplia capacidade de leitos para atendimento de Covid-19

Governador e prefeito de Porto Alegre, entre outros homens, visitam instalações do hospital. Eles caminham pela parte externa da instituição.
Governador e prefeito de Porto Alegre visitam instalações do hospital - Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite visitou, na manhã desta terça-feira (31/3), o complexo do Hospital Vila Nova, na zona sul de Porto Alegre. Uma das referências no cuidado a pacientes suspeitos de coronavírus, a instituição ampliou a sua capacidade para atender a essa demanda.

No total, 66 novos leitos de enfermaria estão em construção no local e o governo espera entregar 20 novos leitos de UTI, custeados pelo próprio Estado (R$ 3 milhões) e por emendas da bancada federal (R$ 3 milhões).

A expectativa é de que a abertura dos novos espaços, que atenderão pacientes infectados pela Covid-19, ocorra até o fim de abril. Leite destacou que o governo está empenhado em reforçar ao máximo a rede de atendimento de saúde para minimizar os impactos da pandemia no Estado:

“O isolamento social é importante também para ganharmos tempo e para que possamos ampliar a nossa rede. É fundamental que a disseminação do coronavírus se mantenha dentro de níveis que nos permitam atender a todos os pacientes que estiverem infectados. Por isso, precisamos valorizar o trabalho feito por instituições como a Associação Hospitalar Vila Nova”, afirmou.

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, participou da visita e reforçou que a instituição tem um papel ainda mais importante durante a pandemia, já que é 100% dedicado ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O hospital inaugurou, nesta semana, o atendimento em tenda externa para pacientes com sinais e sintomas de coronavírus. O serviço, que funciona das 7h às 19h, está localizado ao lado do setor de Emergência e dispõe de equipes de atendimento com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, profissionais da área administrativa e de higienização para cada turno.

Reabertura do Hospital de Taquara será em breve

Ainda durante a visita ao Hospital Vila Nova, o governador realizou uma videoconferência com o prefeito de Taquara, Tito Lívio Jaeger Filho, e anunciou que a reabertura do hospital do município deverá ocorrer nos próximos dias.

A unidade está fechada desde 10 de março, quando a associação gestora deixou a função. Na semana passada, por meio de parceria entre governo do Estado e prefeitura, a Associação Hospitalar Vila Nova assumiu o hospital de Taquara.

Para reforçar o combate ao coronavírus na região, o governo garantiu a instalação de 20 leitos de UTI em Taquara, com investimento de mais de R$ 1,5 milhão mensais.

Texto: Juliano Rodrigues
Edição: Marcelo Flach/Secom