Hospital Regional do Vale do Rio Pardo passa a ser do Estado
Publicação:

O Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, em Rio Pardo, em intervenção estadual desde 2020, passou definitivamente a posse do Governo do Estado, por meio da assinatura de um termo de cessão de uso, nesta terça-feira (13/12).
O documento passa a estrutura física e a capacidade instalada da instituição do município de Rio Pardo e da Irmandade de Caridade do Senhor Bom Jesus dos Passos para a Secretaria da Saúde (SES), para seguir prestando serviços de saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Há dois anos, de forma temporária e por decisão judicial, a gestão do Hospital estava sob intervenção estadual e a administração hospitalar realizada pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS).
De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, em breve ocorrerá um processo licitatório para a contratação da empresa que assumirá as funções administrativas do Hospital Regional de forma definitiva. Ela também anunciou que o Estado investirá um recurso de R$ 5 milhões para a reforma do bloco cirúrgico e aquisição de equipamentos mais modernos. “O município, o Ministério Público Estadual, a Procuradoria-Geral do Estado e do Município, além da Irmandade de Caridade do Senhor Bom Jesus dos Passos foram grandes parceiros para manter a entidade prestando serviços ao longo desse tempo. Sabemos que ainda temos muito o que fazer, mas agora temos muito a agradecer. Estamos assumindo um grande compromisso, que será honrado com idoneidade e honestidade”, ressaltou a secretária.

O Hospital oferece pelo SUS porta de entrada de urgência e emergência, ambulatórios nas especialidades de traumato-ortopedia e cirurgia geral, além de maternidade e leitos de saúde mental. É referência para os municípios da 28ª Região de Saúde, que, além de Rio Pardo, contempla também Candelária, Pantano Grande, Sinimbu e outros.
O procurador do município de Rio Pardo, Vilton Fraga da Silva, frisou que “é com emoção, satisfação e transparência que assinamos hoje essa cessão de uso. Nós desejamos dar uma saúde melhor para todos os rio-pardenses. A Saúde é de todos”.
“É nosso sonho ver a saúde de Rio Pardo resolvida. Com a união de esforços conseguimos, de forma eficiente e eficaz, encontrar uma forma de transformar o Hospital no que ele realmente precisa ser: uma referência que atenda às necessidades da região”, falou o provedor da Irmandade, Waldemar Lopes de Moraes. “Nem nos melhores sonhos, em meados de 2019, imaginava que se daria essa virada na gestão do Hospital, dada as condições em que a instituição se encontrava. Toda a equipe da Secretaria da Saúde do Estado merece o reconhecimento pela transformação na forma de se pensar saúde na cidade”, completou o promotor de Justiça João Afonso Silva Beltrame. “Salvamos um Hospital, e agora queremos salvar a comunidade”, acrescentou a promotora Christine Mendes Ribeiro Grehs. “Nos retiramos do Hospital neste momento, mas o Ministério Público Estadual segue sendo parceiro”.
O prefeito de Rio Pardo, Rogério Luiz Monteiro, disse que “agradecer é a única maneira que encontro de definir os últimos dois anos. Queremos um hospital que atenda as necessidades da nossa população. A saúde vai ter um marco divisório para melhor a partir de agora”.