Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Hospital Psiquiátrico São Pedro completa 139 anos celebrando o fim da desinstitucionalização

Publicação:

Foto antiga, em preto e branco, de como era a fachada do Hospital Psiquiátrico São Pedro em 1884
São Pedro foi inaugurado como hospício, em 1884 - Foto: Arquivo HPSP

Inaugurado em 29 de junho de 1884, o Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), chamado na época de Hospício São Pedro, foi a primeira instituição psiquiátrica de Porto Alegre e da Província de São Pedro, no período imperial do Brasil. Criado nos moldes asilares e de higienização social, serviu de moradia para centenas de pessoas que não se enquadravam na normatividade da sociedade naquele momento. 

Ao longo dos anos, o São Pedro tornou-se uma casa de saúde e chegou a abrigar cerca de 5 mil moradores. Acompanhando a luta antimanicomial, que se iniciou décadas atrás, a instituição foi, aos poucos, mediando o retorno de pacientes aos lares, auxiliando na retomada de vínculos afetivos e encaminhando para residenciais terapêuticos aqueles que já não tinham relações com as famílias. 

Este ano, em que completa 139 de existência, o hospital celebra a conclusão da desinstitucionalização. Os últimos pacientes que ainda residiam na ala de moradia foram encaminhamos, em março de 2023, para o Serviço Residencial Terapêutico Florescer, na Vila São Pedro. A reinserção dessas pessoas na cidade vai ao encontro da política de saúde mental do Estado, que busca devolver aos, agora, moradores da cidade o direito de viverem com cidadania em ambiente urbano – e não mais hospitalar. 

O HPSP segue como referência de cuidado em saúde mental e um ponto de atenção da Rede Psicossocial (RAPS). Nele funcionam atendimentos ambulatoriais de referência, internação para casos agudos, reabilitação através dos dispositivos Oficina de Criatividade e Jardim Terapêutico, bem como atividades de ensino e pesquisa. 

Exposição “Desvios” 

Em comemoração ao aniversário do São Pedro, a Oficina de Criatividade está promovendo a exposição “Desvios”, que apresenta a produção de alguns dos artistas contemporâneos da oficina com obras diversas — desenhos, pinturas, esculturas, bordados e escritos. A curadoria é de Camila Casarotto, Débora Vieira e Oscar Isaias, com apoio curatorial de Raquel Wermann Foschiera, Tatiane Patrícia da Silva e Telma Alice Menchik Carvalho.  

A abertura da exposição ocorre nesta sexta-feira (30/06), às 10 horas, na sede da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (Av. Bento Gonçalves, 2460).  
 
Visitação: 

30 de junho a 30 de agosto 

Público interno do HPSP: segundas, quartas, quintas e sextas, das 11h às 16h 

Público externo: sob agendamento (hpspoficinadecriatividade@gmail.com) 
 
Realização: Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro e Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. 

Apoio: Curso de Museologia da UFRGS e Núcleo Transdisciplinar Arte e Loucura Tania Mara Galli Fonseca (NuTAL). 

Secretaria da Saúde