Hospital de Viamão retoma serviços após entrada de nova gestão

Já neste primeiro dia foi reaberta de agenda para a cirurgia geral eletiva

Hospital de Viamão passa a ter gestão do Instituto Maria Schmidt (Imas).
Hospital de Viamão passa a ter gestão do Instituto Maria Schmidt (Imas). - Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) esteve presente na noite desta quarta para quinta-feira no Hospital de Viamão para acompanhar a transição na gestão do serviço, que agora passa para o Instituto Maria Schmidt (Imas). A empresa foi contratada de forma emergencial por parte da prefeitura, que adquiriu a estrutura física que anteriormente pertencia à Fundação Universitária de Cardiologia (FUC). A expectativa é de que a prestadora possa retomar serviços que acabaram sendo fechados pela antiga gestão nos últimos anos, como as cirurgias gerais eletivas que agora já estão reativadas.

A troca administração foi oficializada na meia-noite deste dia 31 de julho para esta quinta-feira, 1º de agosto. Na oportunidade, a transição foi acompanhada pela diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (Dgae) da SES, Lisiane Fagundes. “É um momento histórico aqui para a cidade. O Instituto de Cardiologia fez a gestão do hospital de Viamão durante 18 anos e nós temos muito a agradecer por toda a dedicação e por todos esses anos que esteve à frente da gestão do hospital aqui em Viamão. Mas era necessária essa mudança”, comentou.

A diretora aponta algumas dificuldades de prestação de serviço que ocorreram de alguns anos para cá, citando o fechamento da maternidade, ocorrido em 2020. “Foi uma situação muito complicada, porque é um município com quase 250 mil habitantes e não ter a maternidade realmente foi um baque para a cidade e acabou sobrecarregando outros serviços”, ressalta Lisiane. Ela aponta ainda um outro fechamento ocorrido no final de 2022, que foi o da traumato e ortopedia. “Isso realmente foi um passo para trás da instituição, porque a gente reduz atendimento, impacta na saúde da população. É município rodeado por rodovias, então a gente tem casos de acidentes que precisam ser atendidos aqui”, comenta Lisiane.

Processo de transição

A aquisição do hospital por parte da prefeitura teve a participação do Governo do Estado por meio de um empréstimo de R$ 24 milhões obtido junto ao Banrisul, por meio do Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados sem fins lucrativos, conveniados ao Sistema Único de Saúde, e Hospitais Públicos (Funafir), vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (SES).

O processo de contratação do novo gestor por parte do governo municipal foi aberto em junho, com a definição do Instituto Maria Schmidt (Imas) entre as empresas que demonstraram interesse. “A transição não acontece num único dia e nem num único horário. É um processo que já vinha acontecendo ao longo de todo o mês de julho. Então o Instituto Maria Schmidt (IMAS) que está entrando na gestão do hospital, ele já iniciou essa transição no início de julho junto com o Instituto de Cardiologia, com o apoio do município e a participação e apoio do Estado, justamente para conseguir se ambientar, fazer a seleção dos profissionais, identificar as principais necessidades que a instituição tinha e conseguisse se organizar para prestação de serviço”, descreve a diretora Lisiane.

Reabertura da cirurgia geral eletiva

Logo neste 1º de agosto, primeiro dia efetivamente de prestação de serviço do IMAS, o hospital já realizará a reabertura de agenda para atendimento de pacientes eletivos para cirurgia geral. “Esse era um serviço importantíssimo, com pessoas que estavam aguardando para procedimentos com cirurgia de hérnia e de vesícula. E já no primeiro dia ter reaberto esse atendimento que estava há meses fechado mostra que a gente entra com o pé direito, é um marco importante”, completa Lisiane.

O acompanhamento da transição no local também contou com a presença da diretora do Departamento de Gestão dos Hospitais Estaduais da SES, Leticia Ikeda.

Diretoras da SES, representantes do município e nova gestora acompanharam a transição. - Foto: Divulgação/SES