Hospital de Santa Cruz do Sul propõe readequação e ampliação de leitos de UTI pediátrica e neonatal

A imagem mostra a Secretária Arita e mais três pessoas (uma mulher e dois homens) assistindo a live que passa no telão. As quatro estão sentados atrás de uma mesa em formato de U.

Readequar os leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica e neonatal no Hospital Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, é o objetivo da Secretaria da Saúde (SES), executivo municipal e direção hospitalar. Em reunião por videoconferência nesta quinta-feira (27/01), a secretária Arita Bergmann defendeu manter o funcionamento dos leitos existentes atualmente e a habilitação de novos, dentro dos parâmetros técnicos, assistenciais e sanitários apontados pelo Ministério da Saúde. “Estamos em um momento da pandemia que estamos vendo aumentar as internações hospitalares de crianças. Precisamos protegê-las pela vacina e garantir assistência àquelas que vierem a precisar de cuidados intensivos”, falou a secretária.

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, explicou a importância desses leitos para os recém-nascidos e para as crianças santa cruzenses: “Nossa cidade está em franco crescimento, há muita gente chegando para morar na nossa cidade”.

A proposta da direção do hospital é oferecer à regulação estadual para o Sistema Único de Saúde (SUS) cinco UTIs pediátrica e 10 neonatal, em espaços físicos separados e equipes técnicas diferentes. Hoje a estrutura que o Santa Cruz oferece é mista.

Estado e município irão avaliar a possibilidade de custeio conjunto dos leitos. Por parte da SES, a equipe técnica poderá estudar a inclusão da instituição nos programas Assistir e na terceira fase do Avançar.