Hospital de Igrejinha busca recursos para construção de Centro de Saúde Multiprofissional para pessoas com deficiência
Publicação:

O projeto de construção do Centro de Saúde Multiprofissional para pessoas com deficiência e necessidades especiais, no Hospital Bom Pastor, de Igrejinha, foi apresentado para a equipe diretiva da Secretaria Estadual da Saúde (SES), nesta terça-feira (02). O novo prédio tem previsão de ser construído na mesma quadra da instituição e terá como objetivo oferecer, no mesmo espaço, atendimentos especializados para pessoas com deficiência em diversas áreas da saúde, como ginecologia, neurologia, fonoaudiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, entre outros.
De acordo com o diretor do Hospital, João Schmitt, não existe ainda, no país, um plano assistencial para as pessoas com deficiência da forma como projetado. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, disse que analisará o projeto para inclusão da obra na próxima etapa do programa de investimentos Avançar na Saúde. “Não temos dúvida de que este Centro Multiprofissional será uma nova façanha para o Rio Grande do Sul. Vamos fazer uma análise situacional do público a ser atendido, para ter um diagnóstico das reais necessidades deles no Estado por demanda de serviços de saúde e o tamanho desta população”, falou Arita.
Hoje, o Bom Pastor já é referência para pessoas com deficiência na área de odontologia para 199 municípios gaúchos, abrangendo quase 6 milhões de pessoas. O novo prédio tem previsão de seis andares e mais 7,8 mil metros quadrados. Terá 43 novos leitos hospitalares e espaço de acolhimento para as famílias.
Estiveram presentes o deputado estadual Joel Wilhelm, o prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, o secretário de Saúde, Vinicio Wallauer, além das diretoras Lisiane Fagundes (Gestão e Atenção Especializada), Meriana El Kek (Fundo Estadual de Saúde) e Péricles Nunes (Plaejamento).
Campanha de doação
O Hospital Bom Pastor abriu uma campanha de arrecadação de doações para a concretização do projeto. Qualquer pessoa física ou jurídica pode doar e o valor deduzido no Importo de renda. Os recursos são captados via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Igrejinha (FMDCA). Para doar, saiba mais informações pelo Instagram @hbp_paratodos.