Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Hospital de Encantado inaugura cinco leitos de UTI Geral Adulto com a presença da secretária Arita Bergmann

Publicação:

De pé, atrás de um púlpito, Secretária Arita discursa, segurando um microfone. Ao seu lado, algumas pessoas ouvem.

O Hospital Beneficente Santa Terezinha, em Encantado, inaugurou nesta quinta-feira (03/03), cinco leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Geral Adulto, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os leitos foram abertos inicialmente para receberem pacientes graves com covid-19, nos momentos mais críticos da pandemia, e foram convertidos em leitos de UTI Geral que ficam como legado para a população da região. "Essas UTIs foram as primeiras transições de leitos covid-19 para outras doenças que viemos presencialmente inaugurar. Dos mais de mil leitos habilitados para funcionar durante a pandemia, para além dos que já funcionavam no Estado, o Ministério da Saúde permitiu mantermos 315. Escolhemos cinco para o Hospital Santa Terezinha", falou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

O diretor da instituição, Evandro Evaldo Klein, falou que o Santa Terezinha está inaugurando, no total, 10 leitos de UTI Adulto, cinco deles pelo SUS e cinco para convênios e particular. Eles estão em funcionamento desde junho de 2020, recebendo pacientes graves de covid-19. "Durante todo esse tempo, salvamos mais de 320 vidas de vários lugares do Estado, não apenas de Encantado", contou o diretor. "Ficamos gratos em saber que o Hospital continuará recebendo pacientes nesse espaço, nos permitindo realizar procedimentos mais complexos sem a necessidade de enviar os encantadenses para hospitais mais longes", completou.

A secretária de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social de Encantado, Clarissa da Rosa Pretto Scatola, disse que este é um dia histórico para o município e região. "É um sonho de tantas pessoas há tanto tempo que se concretiza hoje. O polo de saúde está se fortalecendo ainda mais", falou Clarissa.

O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, completou que "os problemas sociais não podem mais ser enfrentados isoladamente dentro dos gabinetes. Precisamos da parceria do poder público com a população".

Assistir
O Hospital Beneficente Santa Terezinha foi beneficiado com um aumento de recursos de incentivos estaduais por meio do programa do Governo do Estado Assistir. A instituição recebeu um acréscimo anual de R$ 385 mil, somando R$ 2,42 milhões ao ano de recurso públicos estaduais para prestar serviços à população de porta de entrada de urgência e emergência, maternidade de risco habitual e ambulatórios de saúde mental e oftalmologia.

A secretária Arita Bergmann  na acasião, ainda anunciou que o Hospital de Encantado está em análise para fazer parte da terceira fase do programa Avançar na Saúde, que libera recursos para obras. Caso seja contemplado, a verba será utilizada para a conclusão da ampliação do pronto socorro.

Secretaria da Saúde