Hospital de Capão da Canoa inaugura UTI com recursos do Estado
Publicação:
O Hospital Beneficente Santa Luzia, em Capão da Canoa, inaugurou hoje (2 de julho) uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com sete leitos, financiada com recursos do Estado, no valor de R$ 195 mil. A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, participou da cerimônia representando a governadora do Estado, Yeda Crusius.
- O sonho da Copa acabou hoje, mas o sonho da UTI do Hospital Santa Luzia se concretizou -, disse Arita, em referência à eliminação da Seleção Brasileira de futebol da Copa do Mundo da África do Sul. A secretária elogiou o planejamento dos municípios do Litoral Norte na área da Saúde e destacou que os sete leitos já estão habilitados pelo Ministério da Saúde, pela portaria 279.
A presidente da instituição, Irmã Adiles Lúcia Menti, lembrou a importância da UTI para a regionalização da Saúde:
- Antes, o paciente em estado grave precisava esperar dezenas de telefonemas para conseguir uma transferência para Porto Alegre ou outra cidade. Agora, poderemos atender quem precisa aqui mesmo, com qualidade e agilidade.
A qualidade do serviço foi destacada ainda pela presidente do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Irmã Lúcia Boniatti, e pelo diretor de Saúde Pública do grupo, Rogério Pires. A UTI Adulto Tipo II está equipada com 8 respiradores, 17 bombas de infusão, 8 monitores cardíacos, 2 marca-passos, 1 oftalmoscópio, 1 otoscópio, 2 computadores, 2 eletrocardiogramas, 1 aparelho de hemodiálise portátil e 1 aparelho de raio-X portátil.
A equipe de atendimento da Unidade, formada por 5 médicos, 4 enfermeiros e 16 técnicos, recebeu os cumprimentos da secretária Arita.
O prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, frisou a importância da inauguração para a população de toda a região, visto que a UTI será referência no litoral. A Unidade atenderá a macrorregião que compreende os municípios de Osório, Tramandaí, Cidreira, Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caará, Dom Pedro de Alcantra, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Terra de Areia, Torres, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-lá. Os leitos também contribuirão para o atendimento de milhares de pessoas que se deslocam para o litoral gaúcho no verão.
O Hospital Beneficente Santa Luzia possui 91 leitos, sendo 77 disponibilizados ao Sistema Único de Saúde.