Hospital da Urcamp inaugura novas alas com recursos da Consulta Popular

Secretária Arita (centro) e outras autoridades estão de pé atrás de uma maca e outros equipamentos.
Recursos forarm repassados com base nas prioridades elencadas pela população na Consulta Popular. - Foto: Divulgação/SES

O Hospital Universitário da Urcamp (Universidade da Região da Campanha) inaugurou nesta segunda-feira (25) um novo Bloco Cirúrgico, elevadores e um Centro Clínico com área reservada para a coleta de sangue do Hemopel (Hemocentro Regional de Pelotas). Com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, a solenidade foi prestigiada pela comunidade da Fronteira.

Com recursos na ordem de R$ 510 mil repassados pelo Governo do Estado com base nas prioridades elencadas pela população, por intermédio da Consulta Popular, o Bloco Cirúrgico é considerado o mais moderno da região e atenderá pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Os novos elevadores também são fruto de recursos oriundos da Consulta Popular, no valor de R$ 380 mil.

Antigo sonho dos gestores da saúde, o Centro Clínico foi instalado em um ambiente adequado (reformado e climatizado) para a coleta de sangue sob responsabilidade do Hemopel que, uma vez por mês, realiza a ação em parceria com o Hospital Universitário.

O material coletado é levado para Pelotas, onde é analisado para depois retornar a Bagé e atender a demanda da região. O Centro Clínico contribuirá também para os estágios dos cursos da área da saúde da Urcamp, que realizam suas práticas no Hospital Escola.

A secretária Arita Bergmann elogiou a transformação do Hospital Universitário e os serviços prestados por ele. "Ao ver o ambulatório fazendo aquilo que o SUS tem como missão, que é o atendimento multifuncional integral aos usuários, podemos afirmar que a Urcamp é um exemplo de fazer o bem à população", disse.

Arita elogiou a mobilização da comunidade da Fronteira. "É um novo HU com essas instalações modernas do Bloco Cirúrgico, os elevadores, a sala para coleta de sangue. De fato, a participação popular, através do processo da consulta popular, viabiliza recursos para que se chegue mais perto do cidadão, garantindo acesso de qualidade", afirmou.

"Vimos que aqui no HU da Urcamp o paciente do SUS tem excelentes aposentos nos leitos de enfermaria, vai ter excelência nos serviços hoje oferecidos. Isso demonstra que fazer bem feito, como está sendo feito aqui, merece o nosso aplauso", destacou.

A secretária adiantou que um novo contrato a ser assinado com a Urcamp prevê a implantação de um ambulatório de Saúde da Mulher junto ao Hospital Universitário: "A Urcamp dará, também, este salto de qualidade."

Na área das finanças, a secretária estadual da Saúde destacou: "Nós, do governo Eduardo Leite, já estamos colocando em dia os repasse de recursos. Em incentivos aos hospitais, foram R$ 100 milhões em março, e agora mais R$ 41 milhões às prefeituras até o final deste mês".

A presidente da Fundação mantenedora do hospital e reitora da instituição, Lia Quintana, destacou a retomada da confiança da população no processo de Consulta Popular, que possibilita destinar recursos para projetos prioritários de cada região. "O principal trabalho do Corede é trabalhar para devolver à comunidade a confiança que ela nos dá com a votação. Aqui não temos partido. Nossa bandeira é o desenvolvimento da região", concluiu.