Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Hospital Bom Jesus de Taquara assina convênio para construção de emergência e de unidades de internação

Publicação:

De pé, Secretária Arita e mais quatro pessoas (uma mulher e três homens) seguram um documento. Na frente, tem uma mesa. Foto tirada no pátio do hospital.
convênio taquara - Foto: Mariana Ribeiro/SES

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, assinou convênio nesta quarta-feira (30/11) com a Prefeitura de Taquara e a Associação Hospitalar Vila Nova, gestora do Hospital Municipal Bom Jesus. O convênio faz parte do programa Avançar na Saúde - fase 4. 

No valor de R$ 6 milhões, o convênio prevê a construção de prédio que comportará um pronto-atendimento e duas unidades de internação – que vão garantir a ampliação de 66 leitos. Na ocasião, a Secretária da Saúde, Arita Bergmann, elogiou a avaliação rigorosa realizada pela Ageplan (Assessoria de Gestão e Planejamento), que validou o projeto como apto a receber os recursos do Avançar. “O trabalho realizado pelo hospital, aqui representado por médicos como o dr. Paulo Morassutti, é exemplo de como se faz gestão de interesse público. Com a ampliação, Taquara será referência de atendimento de urgência e emergência de todo o Vale do Paranhana no futuro”, evidenciou a secretária ao citar que, de todos os investimentos do Avançar na Saúde, Taquara recebeu o 3º maior recurso, graças ao apoio e articulação dos gestores municipais. 

O Presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal’Molin, ponderou o desafio da gestão de se estruturar para receber pacientes de oncologia oriundos de Novo Hamburgo. Arita abraçou com muito carinho a necessidade que Taquara enfrentava de ter nova emergência”, disse. 

A Diretora do Departamento do DGAE (Departamento de Gestão da Atenção Especializada), Lisiane Fagundes, ressaltou o comprometimento e responsabilidade que a Associação Vila Nova teve com a população taquarense. “Nenhuma história de sucesso é construída sozinha”. 

O Presidente do Cosems (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul), Guilherme Ribas, falou sobre os avanços compartilhados e o impacto na sociedade. “Os usuários querem ver entrega e acreditar no SUS”, declarou Ribas. 

A Prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, lembrou a importância de reconhecer os avanços da cidade. “Taquara está vivendo um momento de canteiro de obras em diversas áreas”, afirmou. 

Após a assinatura do convênio, a prefeitura entregou uma placa com o título simbólico de Madrinha da Saúde Taquarense, em reconhecimento ao olhar atento, zeloso e preocupado com o município.  

A secretária Arita segura uma placa. Ao lado dela, um homem e três mulheres. Todos estão de pé. Foto tirada no pátio do hospital.
- - Foto: Mariana Ribeiro/SES

Também estiveram presentes na solenidade os Diretores da Secretaria Estadual da Saúde, Meriana El Kek e Cristian Guimarães, a Secretária Municipal de Saúde, Mariane da Silva , o Vice-presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Ildebrando Flores, o Presidente da Câmara de Vereadores de Taquara, Jorge de Moura Almeida, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Telmo de Jesus Carlotto, o Diretor Técnico do Hospital, Ronei Veit Anzolch, o Provedor do Hospital, Lisandro Soares, o Vice-prefeito, Nelson Martins, a Coordenadora da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ane Nantal, o Deputado Estadual Dalciso Oliveira, o corpo clínico e técnico do Hospital Bom Jesus de Taquara. 

Texto: Mariana Ribeiro/SES

Secretaria da Saúde