Hospitais de todo o Estado utilizam medicamentos do kit intubação enviados pelo Estado e Ministério da Saúde

A imagem mostra várias caixas de vacinas em cima de uma mesa.
Santa Casa de Misericórdia de Pelotas - Foto: Divulgação/SES

Os 69 hospitais de 52 municípios distribuídos por todas as regiões do Rio Grande do Sul que estavam com os estoques mais críticos de sedativos e bloqueadores neuromusculares receberam, entre a terça (6/4) e quarta-feira (7/4), mais uma remessa do kit intubação – medicamentos necessários ao procedimento de ventilação mecânica em pacientes com dificuldades respiratórias. Foram quase 93 mil frascos de Atracúrio, Cisatracúrio, Midazolam e Rocurônio nesta remessa.

Eles já estão em uso na Fronteira Noroeste, em Santa Rosa, região que possui 51 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e 49 ocupados nesta quarta-feira. “Representa um alívio para Hospital Vida e Saúde a chegada dos remédios, essencial para mantermos a qualidade da assistência e a segurança técnica dos nossos pacientes em leitos de UTI. Estamos encontrando grandes dificuldades com o fornecimento desses medicamentos do kit intubação”, falou a diretora Geral do Hospital Vida e Saúde e diretora da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS, Vanderli de Barros.

Um militar e duas profissionais de saúde, de pé e de máscara, olham para a frente numa sala com armários e caixas de remédios.
Hospital Vida e Saúde, Santa Rosa - Foto: Divulgação/SES

Foram 7.554 quilômetros rodados nos dois dias por 12 veículos e 24 militares do 3º Grupamento Logístico do Comando Militar do Sul, cruzando o Estado de Norte a Sul a pedido da Secretaria da Saúde (SES). “Essa é a sétima distribuição de medicamentos para os hospitais do estado e com a maior quantidade de fármacos até o presente momento. A partir do planejamento de distribuição da SES, foram estabelecidas 12 equipes para a operação. A experiência colhida das entregas de medicamentos anteriores, é a verificação in loco de que vidas estão sendo salvas, devido à necessidade urgente dos itens que foram distribuídos”, falou o Tenente Coronel Jorge Luiz Pantaleão Pereira, organizador da operação. “Os militares que realizaram a tarefa relatam o sentimento de civismo, de dever cumprido e de ajuda aos irmãos brasileiros, que necessitam de ajuda na atual conjuntura que o país está atravessando”, completou.

No outro oposto, na região sul, “a Santa Casa de Pelotas agradece ao Governo do Estado pela distribuição de medicamentos para o tratamento dos pacientes internados na UTI Covid”, fala o diretor administrativo da instituição, Regis Pinto e Silva. Para ele, toda ajuda é bem-vinda e contribui para que o tratamento dos pacientes graves sejam mantidos. “Há semanas que o hospital busca em todos os fabricantes e distribuidores do país o abastecimento dos quantitativos necessários dos medicamentos, mas sem sucesso”. A região de Pelotas possui 150 leitos de UTI adulto pelo SUS e 129 ocupados nesta quarta-feira.

Um militar e uma profissional de saúde estão de pé e de máscara. Entre eles, um carrinho de supermercado com caixas e remédios.
Santa Casa de Misericórdia de Pelotas - Foto: Divulgação/SES

No Vale do Rio Pardo, o Hospital São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires, recebeu 2.617 frascos dos medicamentos. A região de Santa Cruz está com 100% de ocupação dos 55 leitos de UTI Adulto SUS.

Dois homens e duas mulheres, de pé e de máscara, olham para frente. Os quatro estão numa sala com estante, caixas e remédios.
Hospital São Sebastião Mártir, Venâncio Aires - Foto: Divulgação/SES

Na Fronteira Oeste, a Santa Casa de Caridade de São Gabriel sofreu desabastecimento recente e recebeu um total de 654 frascos dos bloqueadores neuromusculares e sedativos. A região Covid da qual pertence, de Santa Maria, possui 117 leitos de UTI adulto SUS, dos quais 107 ocupados.

O Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, na região do Planalto, está com estoque garantido até o final de semana. “Não houve nenhuma situação de falta, mas estamos trabalhando no limite. Nossa preocupação é minuto a minuto”, falou o superintendente executivo da instituição, Ilário de David.

Dois profissionais de saúde abrem e mexem em uma caixa grande de isopor que está em cima de uma mesa. Um militar observa. Todos estão de máscara.
Hospital São Vicente de Paulo, Passo Fundo - Foto: Divulgação/SES

Próximo a Passo Fundo, a situação se repete no Hospital de Caridade de Carazinho. A instituição recebeu 1.017 frascos dos medicamentos. “Acrescento um agradecimento especial à logística de distribuição da SES e do Exército. É um auxílio importante que está sendo realizado nesse momento crítico que a gente vive”, falou o administrador do Hospital, Felipe Sohne. A região de Passo Fundo possui 132 leitos de UTI adulto pelo SUS e 117 ocupados na quarta-feira.

Uma profissional de saúde e um militar estão entre dois homens. Os quatro estão de pé e de máscara. A foto foi tirada num depósito.
Hospital de Caridade de Carazinho - Foto: Divulgação/SES

Veja a lista de hospitais beneficiados.

Veja o painel da ocupação de leitos.

Conteúdos relacionados