Homens representam 93% dos óbitos relacionados ao trabalho no RS
Dados de 2023 foram apresentados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde
Publicação:
Dados do boletim epidemiológico de óbitos relacionados ao trabalho no Rio Grande do Sul, produzido pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), demonstram que mais de 93% dos casos ocorridos em 2023 foram entre homens. Em relação à idade, verificou-se o aumento expressivo de óbitos de trabalhadores a partir de 65 anos.
De acordo com a psicóloga do Cevs Luana Dullius, o crescente índice de óbitos de trabalhadores entre pessoas com 65 anos ou mais pode ser explicado pela necessidade de idosos continuarem trabalhando depois da aposentadoria, se expondo a riscos laborais muitas vezes sem o devido preparo.
A apresentação dos números ocorreu esta semana durante o encontro técnico “Política de Saúde do Trabalhador como Estratégia de Promoção do Trabalho Seguro e Saudável”, organizado pela Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador, do Cevs.
A análise epidemiológica de investigação dos óbitos relacionados ao trabalho se justifica pelo óbito ser a expressão de maior gravidade dos riscos relacionados à atividade ocupacional. O perfil predominante de óbitos se mantém constante para homens brancos, com ensino fundamental incompleto e expostos a riscos elevados, como trabalhadores agrícolas polivalentes, pedreiros/servente de obras e motoristas de caminhão.
“Sabemos que os municípios têm realidades diferentes, mas os dados servem justamente para que possamos identificar padrões e conhecer os riscos. Acidentes de trabalho são passíveis de prevenção e precisamos agir sobre as causas dos problemas de saúde dos trabalhadores”, salientou a psicóloga do Cevs.
O encontro técnico realizado nesta semana teve como objetivo compartilhar práticas em saúde dos trabalhadores e trabalhadoras desenvolvidos pelas Vigilâncias em Saúde do Trabalhador (VISATs) dos municípios e Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs) no Rio Grande do Sul. O propósito foi ampliar as ações para garantia de ambientes de trabalho seguros e saudáveis.
A abordagem da Saúde do Trabalhador é multiprofissional e interdisciplinar, buscando compreender os fenômenos em diferentes esferas. Para isso, consideram-se trabalhadores quaisquer indivíduos que possuam alguma ocupação laboral, independentemente do tipo de vínculo.
Para auxiliar as equipes de saúde dos municípios a identificarem e lidarem com a demanda, o Cevs disponibiliza o Guia de Investigação de Óbitos Relacionados ao Trabalho no Rio Grande do Sul. O documento traz orientações sobre registros compulsórios no Sistema de Informações em Saúde do Trabalhador (SIST) e no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), além de prazos e atribuições em cada nível de gestão.
O boletim completo está disponível aqui: