Guri de Uruguaiana participa de mobilização pela vacinação da gripe
Publicação:

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) conta neste ano com a participação do Guri de Uruguaiana para incentivar a vacinação da gripe. O personagem – interpretado pelo comediante Jair Kobe – gravou vídeos para a campanha. A divulgação é feita nas redes sociais da secretaria: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. A participação voluntária do artista busca estimular a população dos grupos prioritários a fazerem a vacina antes do término da campanha, em 31 de maio.
Guri de Uruguaiana - Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2019
O Guri de Uruguaiana tem um recado pra ti. Faça a vacina da gripe! Mais informações em saude.rs.gov.br/gripe. #VacinaBrasil Crédito: Secretaria da Saúde RS
Até o momento, 2,1 milhões de pessoas foram vacinadas contra a influenza no Rio Grande do Sul, o que já representa 55% de cobertura dos grupos elegíveis para a campanha. Ao todo, o público-alvo é de 3,8 milhões de pessoas no Estado.
Grupo prioritário: doses aplicadas (cobertura %)
Crianças (maiores de 6 meses e menores de 6 anos): 396 mil (54%)
Gestantes: 58,1 mil (55%)
Trabalhador de saúde: 172 mil (55%)
Puérperas: 12,6 mil (72%)
Indígenas: 115 mil (58%)
Idosos: 971 mil (67%)
Professores: 74,4 mil (68%)
Doentes crônicos: 374 mil (39%)
População Privada de Liberdade: 10,6 mil (29%)
Funcionários do Sistema Prisional: 3,4 mil (65%)
Policiais, Bombeiros e Militares: 13,5 mil (33%)
TOTAL: 2.099.026 (55%)
Fonte: Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (acesso em 10/05/19, às 10h00)
Apoio de entidades médicas
Também são parceiras da SES as entidades médicas gaúchas das áreas da ginecologia e obstetrícia, pediatria, e geriatria e gerontologia, além da Sociedade Brasileira de Imunizações. Os presidentes dessas associações e sociedades gravaram vídeos para a campanha, onde respondem as principais dúvidas sobre a vacinação e a gripe. A secretaria conta ainda com a participação de profissionais do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) esclarecendo questões sobre o tema. O material é divulgado diariamente nas redes sociais e está aberto para compartilhamento de qualquer pessoa ou por páginas de outras entidades, órgãos públicos, secretarias municipais e prefeituras.