Grupo de Estudos da Saúde da População Negra encerra encontros/2009
Publicação:
A Escola de Saude Pública, através do Núcleo de Educação em Saúde da População Negra encerra hoje (18/12) as atividades dos encontros mensais do GESPON - Grupo de Estudos da Saúde da População Negra, criado numa iniciativa do Nesin, Funasa e de Técnicos da Primeira Infância.
O objetivo dos encontros, que iniciaram em março de 2009, é o de aprofundar os conhecimentos referentes à Saúde da População Negra. Atualmente o GESPON está inserido em diversas atividades de Educação em Saúde, constituíndo uma rede que visa à luta pela equidade nas políticas públicas no RS.
Os nove encontros realizados na ESP trouxe profissionais de vários setores da saúde, como ONGs, Representantes das Universidades, Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Ministério da Saúde e Membros do Controle Social e tiveram a participaçao de mais de 40 pessoas.
De acordo com a Coordenadora do GESPON, Cleci de Souza Lima Martins, os encontros possibilitaram a troca de vivências, conhecimentos sobre os direitos e a legislação. O Grupo reestruturou a antiga portaria do NESI, integrando às atividades deste Núcleo a Saúde da População Negra, a humanização no atendimento e a luta para abolir o racismo institucional nos serviços do SUS.
Dentre as várias temáticas destacamos alguns trabalhos desenvolvidos:
pesquisa de Doutorado : Saúde Mental e religiões de Matriz Africana -Míriam Alves; ONG-
Fundo do Milênio e a Formação de Educadores nas escolas Infantis das periferias- UNESCO- Maria da Graça Gomes Paiva;
Monografia do Curso de Especiazação em Saúde Pública- O acesso a Saúde das Mulheres das Comunidades Remanescentes de Quilombos. Eliana Xsavier;
Ministério da Saúde- As Conferencias de Saúde e as conquistas voltadas a Saúde da População Negra- Stênio Rodrigues