Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Governo lança Inverno Gaúcho e reforça prioridade à saúde

Publicação:

Com a meta de reduzir significativamente as internações hospitalares e os óbitos, principalmente de crianças até cinco anos de idade, a governadora Yeda Crusius lançou nesta sexta-feira (22) o programa Inverno Gaúcho 2007. Ao lado do secretário da Saúde, Osmar Terra, Yeda reforçou a saúde como grande prioridade do seu governo: "A saúde é o único setor que tem um ganho de participação nas receitas agregadas ao longo dos quatro anos", disse.

 

Desenvolvido pela Secretaria da Saúde, o programa estimula as prefeituras adotarem um terceiro turno de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 18h às 22h, e qualifica a atenção básica de saúde à população, nos municípios, durante os meses mais frios. Por três meses, o governo do Estado repassará R$ 2 mil/mês ao posto de saúde que aderir ao Inverno Gaúcho. Serão feitos ainda repasses para aquisição de kits de medicamentos para o tratamento de infecções respiratórias.

 

12 meses

 

Ao falar do Inverno Gaúcho, Yeda recordou as cobranças sempre feitas ao governo de superlotação dos hospitais, com doenças típicas de inverno e de verão e que podem ser evitadas. "A secretaria já equacionou a doença de verão chamada dengue. Temos 2 mil agentes trabalhando para que as larvas que duram 400 dias não venham a proliferar no próximo de verão", disse ela. Diante do clima gaúcho, a governadora defendeu "o avanço da política de postos abertos, avaliados, durante 12 meses por ano".

 

Segundo a governadora, o programa será executado porque o governo reservou recursos para o seu pagamento. Ela lembrou que, mesmo com herança de problemas, escassez de recursos e redução de alíquotas de ICMS, não está faltando saúde, educação nem segurança. "Contratamos uma quota que previmos que os secretários vão ter direito de gastar. Uma quota menor que eles pensavam que eles iriam receber em governos anteriores e acabavam não recebendo. É dentro desta quota que o secretário estabelece as suas prioridades".

 

Habilitação

 

Todos os municípios interessados, conforme o secretário Osmar Terra, precisam se habilitar para o recebimento dos recursos - a secretaria fará a habilitação até 15 de julho. No lançamento do Inverno Gaúcho, a diretora do Departamento de Ações em Saúde, da secretaria, Sandra Sperotto, relatou a importância do programa. No período 2004/2005 houve uma redução de 9 mil internações de crianças de até cinco anos, em relação ao período anterior. Terra destacou que, no geral, a diminuição chegou a 15 mil internações, 40% durante aquele período.

 

Posses

 

No ato, Yeda e Terra assinaram os primeiros termos de adesão com os prefeitos de Bento Gonçalves, Alcindo Gabrielli; de Santa Cruz do Sul, José Alberto Wenzel; e com o representante da prefeitura de Pelotas, Armando Manduca. A governadora e o secretário também deram posse à diretora-geral e secretária adjunta da Saúde, Arita Bergmann, e a dez novos delegados de Coordenadorias Regionais de Saúde - outros nove permanecem no cargo. Além dos titulares, também foram confirmados ao cargo os delegados adjuntos.

 

A governadora e o secretário elogiaram o trabalho de Arita Bergmann. Terra lembrou a sua experiência na área da saúde na implantação dos sistemas municipais de saúde e no programa Primeira Infância Menor. "Ela foi a gerente do PIM, que atende a 70 mil crianças em casa". Ele também elogiou o trabalho do ex-secretário adjunto João Gabardo, convidado para trabalhar no Ministério da Saúde. Yeda observou que "Arita tem o partido do qual eu gosto muito e com o qual eu me afino. O partido de Arita é o partido da Saúde".

 

Além dos secretários da Comunicação, Infra-Estrutura e Logística, Ciência e Tecnologia, Educação, Administração e dos Recursos Humanos e o de Obras Públicas, estiveram representantes da Famurs, parlamentares, Conselho Regional de Medicina, Organização Panamericana de Saúde, Ajuris, Uergs, hospitais, prefeitos e vereadores.

Secretaria da Saúde