Governo do Estado lança Estratégia de Saúde da Família Quilombola

20130729165859capa.jpg
A coordenadora estadual da Saúde da População Negra, Miriam Alves, destacou o combate ao racismo como forma de melhorar o acesso - Foto: Nanda Duarte

Com o objetivo de qualificar a atenção à saúde da população negra de comunidade remanescentes de quilombos, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) lançou oficialmente, nesta segunda-feira (29), a Estratégia de Saúde da Família Quilombola (ESFQ). A iniciativa foi apresentada pela diretora do Departamento de Ações em Saúde (DAS), Sandra Fagundes, e pela coordenadora estadual da Saúde da População Negra, Miriam Alves, na abertura do evento do Governo Federal sobre o Programa Brasil Quilombola e a convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, em Porto Alegre. A ação representa um investimento de R$ 2 milhões, só em 2013, do Governo do Estado.

Confira a galeria de imagens do lançamento

“O Ministério da Saúde indica a necessidade de implantação da ESF nessas comunidades e o Governo do Rio Grande do Sul dá um passo à frente, instituindo um incentivo financeiro para essas equipes”, informou Sandra. Segundo os critérios definidos na resolução 98/2013 da CIB, a implantação da ESFQ amplia o incentivo financeiro básico pago mensalmente pelo Estado aos municípios, por equipe, de R$ 2,5 mil para R$ 3,75 mil. E, a partir da adesão do município ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que garante o pagamento adicional de um incentivo de qualificação, esse valor pode chegar a R$ 6,25 mil.

Municípios assinam termo de compromisso

Para marcar o lançamento da ESFQ no Estado, representantes das Secretarias Municipais de Saúde de Porto Alegre, Bagé, Rio Grande, Mostardas, Nova Palma, Rio Pardo, Morro Redondo, Catuípe e Pedras Altas assinaram termo de compromisso com a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da População Negra. O documento preconiza a adoção de uma agenda contínua para implementação da política, cujas principais ações são:

- Instituição da Estratégia de Saúde da família Quilombola em articulação com as associações de comunidades quilombolas;

- Criação de Assessorias de Saúde da População Negra;

- Inclusão do quesito raça/cor nos documentos de qualificação do usuário do SUS, a fim de gerar dados específicos sobre a saúde da população negra;

- Definição de metas e indicadores, a partir do perfil epidemiológico do município com estudo desagregado por raça/cor;

- Implementação da linha de cuidado integral às pessoas com doença falciforme.

Outros 19 municípios também aderiram ao termo de compromisso. São eles: Aceguá, Alegrete, Arroio do Padre, Candiota, Canguçu, Canoas, Capivari do Sul, Colorado, Fortaleza dos Valos, Giruá, Gravataí, Osório, Restinga Seca, Salto do Jacuí, São Lourenço do Sul, São Sepé, Sertão, Três Forquilhas e Turuçu. No total, 28 cidades gaúchas estão implantando a ESFQ.

Combate ao racismo

A coordenadora estadual da Saúde da População Negra, Miriam Alves, destacou que o foco da política estadual é o combate ao racismo institucional, a fim de garantir a qualificação do acesso e do cuidado. Para isso, a SES está investindo também em educação permanente dos profissionais de saúde, e deve alcançar a marca de 1.100 trabalhadores sensibilizados até o final de agosto. “De 7 a 10 de agosto, vamos promover o I Encontro Estadual sobre a Política de Saúde da População Negra, com o tema: SUS com equidade é SUS sem racismo”, informou.