Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Governo do Estado lança curso de gestão da saúde de migrantes internacionais

Publicação:

Card com uma mão estilizada segurando um coração. Do lado, está escrito a palavra saúde. O fundo é branco.

Fortalecer a atenção em saúde dos migrantes internacionais que moram no Rio Grande do Sul é o objetivo do curso Saúde no contexto da Migração Internacional, que inicia dia 19 de maio. Será realizado na modalidade Educação à Distância (EAD) e é voltado, principalmente, a profissionais estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso terá cinco módulos, onde serão abordados temas como diferenciações conceituais, direitos, legislações na temática, relações raciais e culturais, políticas públicas e o atendimento intersetorial, assim como a prática no âmbito dos serviços de saúde e as questões de fronteiras. O intuito é qualificar as ações de gestão, promoção e assistência à saúde dessa população, por meio da abordagem transversal de questões relativas ao cuidado e atenção em rede.

O curso é promovido em parceria entre Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Secretaria da Saúde (SES), Escola de Governo do RS (Egov), Organização Internacional para as Migrações (OIM/ONU), Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados (GAIRE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) e Instituto de Meridional, Estudos e Desenvolvimento (IMED), com apoio do Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas do Estado do Rio Grande do Sul (COMIRAT-RS).

A emissão de certificados da EGOV é gratuita e por e-mail após a conclusão do curso. As inscrições podem ser realizadas pelo link: escoladegoverno.rs.gov.br/curso-saude-no-contexto-da-migracao-internacional/

Card em cor cinza com as informações do evento.
-
Secretaria da Saúde