Governo do Estado inaugura Centro de Referência ao Atendimento Infantojuvenil (CRAI) no Hospital Universitário de Santa Maria
Publicação:
Na próxima segunda-feira (23), às 13h30min, será inaugurado o sétimo Centro de Referência ao Atendimento Infantojuvenil (CRAI) do Rio Grande do Sul, no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).
Destinado ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, o novo serviço será referência para 33 municípios da Região Central do Estado.
A estrutura irá disponibilizar atendimento médico, psicossocial, policial e pericial, para evitar a revitimização, a exposição, o desgaste físico e emocional gerados pela circulação das vítimas pelos diferentes órgãos de atendimento.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES), junto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Polícia Civil, é responsável pela implementação e regionalização dos (CRAIs) no RS. O CRAI Santa Maria é uma ação conjunta entre a secretaria municipal de Saúde de Santa Maria, SES, SSP, Ministério Público Estadual e HUSM UFSM/Ebserh.
Projeto Estratégico
Os CRAIs fazem parte da estratégia do Governo do Estado na área de proteção à criança e ao adolescente, que é firmada nos instrumentos de gestão oficiais e conta, ainda, com orçamento para atingir a finalidade de qualificar a atenção.
Os Centros também estão vinculados ao Programa Estadual de Incentivos Hospitalares - ASSISTIR (Portaria SES Nº 882/2021).
Mais informações podem ser acessadas pelos seguintes links:
AVISO DE PAUTA
O que: Inauguração do Centro de Referência ao Atendimento Infantojuvenil (CRAI)
Quando: Dia 23 de setembro (segunda-feira), às 13h30
Onde: Hospital Universitário de Santa Maria -v Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Av. Roraima, 1000 - Prédio 22 - Camobi, Santa Maria - RS