Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Governadora repassa R$ 200 mil da Consulta Popular para Hospital de São Borja

Publicação:

A governadora Yeda Crusius autorizou, nesta sexta-feira (28), convênio entre o Estado, por meio da Secretaria da Saúde, e a Fundação Ivan Goulart de São Borja, que prevê o repasse de R$ 200 mil para o Hospital Infantil Ivan Goulart. Os recursos serão destinados para a aquisição de equipamentos e materiais de consumo da instituição.

A instituição foi fundada em 28 de agosto de 1960 para criar e administrar o Hospital Ivan Goulart, único hospital de São Borja, que atende a toda demanda do município, além de cidades vizinhas, como Itaqui, Maçambará, Itacurubi, Santo Antônio das Missões e Garruchos. O hospital tem 136 leitos, sendo 93 destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e os outros 43, para particulares e convênios. Tem Unidade de Tratamento Intensivo, com seis leitos e atende diversas especialidades médicas, como clínica médica, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia vascular, pediatria, obstetrícia e ginecologia, urologia, traumato-ortopedia, entre outras. Com a aquisição dos materiais, o Hospital visa proporcionar à população usuária do SUS atendimento imediato, de maior qualidade, além de diminuir custos operacionais.

A governadora Yeda Crusius afirmou que o Governo do Estado vem priorizando o investimento na Saúde e que uma das metas tem sido o fortalecimento dos hospitais regionais de referência. "Este procedimento tem evitado que os pacientes necessitem se deslocar de suas cidades, percorrendo longos trajetos e expondo-se aos riscos das rodovias, em busca do atendimento necessário em grandes centros urbanos", afirmou.

"E esses investimentos criam condições para a prestação de um atendimento eficiente, rápido e qualificado à comunidade de toda a região, muito mais perto de suas casas", concluiu, acrescentando que "Isso só está sendo possível pelo fato de o Governo do Estado ter conseguido equilibrar suas contas, pagando suas despesas em dia e sobrando recursos para investir nas coisas que o cidadão realmente necessita".
Secretaria da Saúde