Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Formação será lançada no feriado pelo Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra

Curso do PIM vai estimular práticas antirracistas no atendimento à população

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Saúde ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma mulher com um estetoscópio pendurado no pescoço e atrás dela, à esquerda e à direita, dois contornos representando pessoas com estetoscópio pendurado em volta do pescoço. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.

Com o objetivo de orientar em como atuar com práticas antirracistas junto aos serviços públicos será lançada na próxima semana, pelo Programa Infância Melhor (PIM), da Secretaria Estadual da Saúde (SES), a formação continuada “Abordagens antirracistas no atendimento às crianças e suas famílias”. O lançamento será na quarta-feira (20/11), feriado pelo Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra.  

Como mostram dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), crianças negras e indígenas frequentemente enfrentam o racismo e a discriminação, mesmo de forma velada, tanto nos serviços prestados por profissionais quanto em interações sociais, com efeitos duradouros. O curso promove a adoção de práticas antirracistas e de cuidado no cotidiano dos serviços públicos que sejam inclusivas e respeitem a diversidade étnico-racial das crianças no contexto da primeira infância.  

A formação é aberta a profissionais que atuam junto a crianças nos serviços de educação, saúde, assistência social, justiça e ao público em geral, além de ser voltada a profissionais do PIM. As inscrições podem ser feitas na plataforma e-PIM no link pim.saude.rs.gov.br/e-pim e estão abertas para o público em geral. A carga horária é de 20 horas, com certificado para os participantes.  

Parceiro do PIM na formação, o Instituto Promundo é uma organização não governamental que atua em parcerias com os serviços públicos de diversas regiões brasileiras e em outros países com populações negras e indígenas para atendimentos não racistas e que contribuam para o desenvolvimento pleno de crianças, adolescentes e famílias. Também é parceria a Divisão de Políticas de Promoção da Equidade, com enfoque da área técnica da saúde da população negra.   

 Serviço  

 O quê: Abordagens antirracistas no atendimento às crianças e suas famílias  

 Lançamento: 20 de novembro   

 Onde se escrever: EAD - no e-PIM, no link pim.saude.rs.gov.br/e-pim 

Secretaria da Saúde